Barboterapia: O que é, produtos, benefícios e passo a passo

Já pensou em proporcionar uma experiência única para o cliente em sua barbearia? Então aposte na barboterapia, uma técnica que vai conquistar e fidelizar o seu cliente. Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Não é de hoje que os homens estão se preocupando cada vez mais com a aparência  e com os devidos cuidados de sua pele. E isso representa uma grande oportunidade para quem tem um salão unissex ou uma barbearia. 

Só para você ter uma ideia, o Brasil é o 2º país no mundo mais voltado à vaidade masculina, de acordo com pesquisa promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Mas não estamos aqui para falar sobre as grandes oportunidades que existem no mercado de beleza e estética (algo que você pode ver com mais clareza neste artigo aqui onde ensinamos como você pode montar o seu salão de beleza ou barbearia). 

Estamos aqui hoje para falar sobre uma grande oportunidade de mercado que está sendo explorada por toda barbearia no país: a barboterapia.

Apesar de ser um processo relativamente antigo, ele ainda não é bem explorado. Quer saber como se destacar no mercado e fazer a melhor barboterapia do mundo? Acompanhe o nosso artigo feito especialmente para você!

O que é barboterapia?

A barboterapia é a união de técnicas de relaxamento que hidrata a pele, diminui a irritação, diminui o stress do cliente e o deixa muito mais seguro para os procedimentos com a lâmina. 

O próprio termo barboterapia significa um tratamento completo voltado para a barba, para que ela cresça mais forte e saudável. Todos sabem que a barba exige cuidados importantes para crescer saudável e bonita. 

Só quem tem barba sabe o quanto ela dá trabalho: você precisa apará-la diariamente e há uma luta constante para mantê-la no modelo desejado. Cuidar da barba, não é nada fácil, concorda?

Antigamente, quando o camarada queria dar aquele trato filézão na sua barba, recorria ao barbeiro (ou salão) mais próximo e “tacava-lhe” a clássica tríade da navalha, do creme e da espuma. 

No entanto, com o aumento do número de concorrentes nos salões e barbearias, houve uma pressão natural para que os profissionais da beleza se diferenciassem de seus competidores. Afinal, como inovar e se diferenciar em um mercado tão disputado?

Foi nesse ambiente, onde todos buscam ser os “diferentões” da parada, que surgiu a barboterapia. O clássico “barbear” foi aliado à uma vibe de spa e relaxamento, com massagem e processos extras para cuidar e hidratar a pele. 

Basicamente, pegaram um serviço tradicional e o “gourmetizaram”, adicionando incrementos extras que o diferenciavam e aumentavam seu valor.Quem diria que a gourmetização iria atingir até mesmo as barbearias e salões de beleza?

Agora vamos te mostrar como a barboterapia é feita para que você possa se tornar uma barbearia moderna (ou “gourmet”) proporcionando muito mais conforto e qualidade para seu espaço de beleza..

Benefícios da barboterapia 

Esse procedimento traz muitos benefícios para os homens, sobretudo para aqueles que tem uma pele mais sensível e que irrita facilmente. Fazer a barba em casa é relativamente rápido mas pode deixar a pele bem irritada e os pêlos ressecados ou quebradiços.

Em um salão ou barbearia o profissional deve ter o cuidado de utilizar produtos e técnicas que vão preparar a pele para utilização da lâmina. Durante a aplicação dessas técnicas fazem com que o cliente fique mais seguro e confortável ele também se sente mais relaxado com massagens. 

Além disso, ele cuida também dos fios e os deixa muito mais hidratados e preparados para um crescimento linear e diminui as chances de surgirem os doloridos e torturantes pelos encravados. 

Quais os melhores produtos para barboterapia? 

Por mais que pareça simples, cuidar da barba deve ter uma atenção maior e existem produtos feitos para os fios dessa parte do corpo. Para o método, os barbeiros utilizam vaporizador, óleos, essências e cremes a fim de garantir que a pele fique mais hidratada e saudável. 

O objetivo é fazer a barba aliando este processo ao tratamento com produtos especiais que ajudam na cicatrização, amenizam os danos e irritações causadas pela lâmina da navalha e ainda cuidam da higiene da pele. Uau! Quanta coisa!

O kit ideal para barboterapia, segue a seguinte fórmula:

  • Loção Pós-Barba: Escolha com sabedoria sua loção. É ela quem irá proporcionar aquela deliciosa sensação de refrescância na pele. Busque um bom produto que tenha ação cicatrizante, revitalize a pele e a perfume;
  • Óleo para Barba: Irá prevenir que os fios da barba ressequem, além de proporcionar maciez e um visual brilhante. Também deve ter ação antifrizz e, assim como a loção pós-barba, deve exalar cheiro agradável;
  • Limpador Facial Esfoliante: Além de promover a ação refrescante irá revitalizar a pele, limpar poros e ajudar a diminuir cravos e espinhas;
  • Shampo for Men: Ajudará a devolver a maciez e a maleabilidade natural dos fios da barba;
  • Shaving Cravo: Produto desenvolvido para proteger a pele dos efeitos irritantes do ato de barbear;

Passo a passo da barboterapia

Aqui que vem o “pulo do gato” para você arrasar nessa técnica e se tornar destaque na sua região. Nos próximos tópicos vamos te explicar para quem é indicado esse tratamento, onde encontrar e um vídeo mostrando na prática como se realiza o procedimento. Acompanhe! 

Para quem a barboterapia é indicada?

A técnica é indicada para qualquer tipo de pele masculina. Atenção especial para aquelas que enfrentam algum tipo de inflamação dos pelos pois precisam de mais cuidado durante o tratamento. 

O ideal é perguntar ao cliente se ele tem alergia de algum produto, se tem a pele ressecada ou muito oleosa e até mesmo se fez esse procedimento antes para que você o conheça melhor e proporcione a melhor experiência. 

Onde encontrar barboterapia?

Se você já tem um barbeiro que costuma ir é fácil descobrir se ele disponibiliza esse serviço, caso não ofereça e você deseja experimentar, recomendamos baixar o aplicativo da One em seu celular, encontrar as barbearias próximas de você e consultar seus serviços. O app está disponível na PlayStore e na App Store.

Se você é dono de barbearia e deseja anunciar para seus clientes este maravilhoso serviço, conheça o nosso software de gestão para salão e barbearia, que irá te auxiliar a divulgar seus serviços, agendar atendimentos e ainda atrairá novos clientes para seu negócio.

Como fazer na prática? 

Uma imagem vale mais que mil palavras, concorda? Então por isso encontramos esse vídeo completo do Barba Ruiva aqui explicando como fazer todo procedimento e explicando tudo. Dê o play!

https://www.youtube.com/watch?v=gKqqHAwjSYc

Acha  que é possível aliar a barboterapia à mais algum “plus” para os seus clientes? Tem alguma dúvida sobre como fazer este procedimento? Comenta aqui embaixo que vamos te responder tudo!

Sinta na prática como funciona a One Beleza

Veja mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário