4 coisas que você precisa saber para montar seu salão de beleza

4 coisas que você precisa saber para montar seu salão de beleza

Quer dizer que  você decidiu começar seu negócio próprio e está preparada para montar seu salão de beleza? Parabéns – não vamos vender ideias falsas aqui e não iremos mentir: é uma jornada árdua, extremamente difícil, exigirá muito compromisso, disciplina, força de vontade e paciência.

O mercado da beleza não para de crescer no Brasil, mas existem muitos desafios que os profissionais e empreendedores precisam lidar. Exatamente pelo fato de ser um setor em expansão, o número de concorrentes aumenta a cada dia, tornando este mercado extremamente competitivo.

Além disso, existe uma enorme disparidade entre os preços praticados, tornando a concorrência, muitas vezes, difícil de bater se for levar em consideração apenas o preço. Isso exige que você seja capaz de oferecer muito mais do que apenas “cortes de cabelo de qualidade” para seus clientes.

Também é importante lembrar que a clientela geralmente é fixa com um salão ou barbearia, por isso, você deve estar preparado para mostrar que o seu salão é capaz de atender com qualidade e praticando bons preços. Você precisa ser criativo para se diferenciar da concorrência e fidelizar clientes.

 

Por último, mas não menos importante, não basta apenas estar bem localizado e ter conhecimento se você não está atualizado com as últimas novidades do mercado da estética. O setor de beleza apresenta inovações todos os dias, seja em questão de técnicas ou apenas de gestão. Se você deseja fornecer o melhor tratamento e atendimento aos seus clientes, você precisa estar atento com tudo que está acontecendo no mercado.

Chega de avisos e vamos ao que interessa: veja aqui quatro coisas importantes que você precisa saber para abrir o seu salão de beleza.

1) Faça uma auto-avaliação

Antes de abrir o seu salão ou barbearia você precisa perguntar a si mesmo: que tipo de cliente desejo atender? Eu sei tudo que preciso saber para fazer  um bom marketing de salão? Eu sei onde comprar produtos e encontrar bons fornecedores? Eu tenho algum capital inicial para começar meu projeto? Eu entendo toda a legislação envolvida neste processo?

Se você não sabe responder uma dessas perguntas, cuidado: você pode estar entrando no mercado do jeito errado. Em nosso país, de cada dez empresas, seis fecham as portas antes de completar cinco anos. Não deixe isso acontecer com você e seus sonhos. Estude, corra atrás de informação, tente aprender com pessoas que já estão no mercado e veja o que elas têm a dizer. Prepare-se de antemão para poder abrir o seu negócio.

2) O local importa

A localização do seu salão é um dos elementos mais importantes na sua lista de preparo para um salão de beleza de sucesso. Não fique com a falsa ideia de que “não importa onde você vai abrir seu salão, os clientes irão atrás” porque eles não hesitarão em te abandonar se o seu salão estiver muito longe ou fora de mão para eles.

Ao escolher seu novo espaço, considere o tráfego e a visibilidade do local. Seria interessante você tentar ficar próximo de lojas ou estabelecimentos que vendem produtos que você pode precisar comprar caso não os tenha em mãos no momento. É importante levar em consideração também a disponibilidade de estacionamento.

3) Inove na gestão

Já falamos diversas vezes por aqui sobre a necessidade de ter um software de gestão para salão totalmente online e conectado à nuvem. Iniciar um novo salão requer muitas vezes uma quantidade significativa de planejamento e trabalho. Você não pode dar conta de tudo sozinho se tiver que atender telefonemas, fazer o controle manual do seu dinheiro e ainda tentar manter a atenção com sua agenda. Muito mais barato do que contratar uma secretária ou recepcionista para isso, é apelar  para os serviços de agendamento online, como o One Beleza, que oferecem soluções específicas e pontuais para os problemas mais comuns na gestão de um salão ou barbearia.

Com uma boa agenda online, você poderá automatizar sua gestão e garantir que seu salão funcione 24 horas por dia e 7 dias por semana, além de ter o perfeito controle de tudo que acontece em seu salão a todo instante.

4) Mãos à obra

Você sabe como funcionam todas as questões legais a respeito da abertura de um novo negócio? É importante que você fique atento com isso para não ser pego de surpresa em alguma fiscalização ou deixar de pagar algum tributo correspondente.  O Sebrae fornece materiais de auxílio sensacionais para empreendedores que estão abrindo um negócio pela primeira vez.

Essa parte é importante, pois ao definir quais serão os custos envolvidos atendendo burocracias, você terá uma noção um pouco maior para definir seus preços e analisar todos os riscos que você corre ao começar seu negócio.

Dica extra: escolha bem os seus produtos!

Sabe quem é o seu público-alvo e quais são os serviços que você irá oferecer? Então corra atrás de toda a mobília e equipamento necessário para começar. Tente fazer parcerias para ganhar bons descontos com os fornecedores locais e mantenha sua fidelidade. Isso não é uma questão secundária: é muito importante levar em consideração, pois os clientes estão sempre muito atentos com os produtos utilizados – e eles apreciam bons produtos.

E você? Já começou seu negócio?

Como foi sua experiência no mercado da estética? Compartilhe sua história com a gente!

One Beleza & Bem Estar

The author didn't add any Information to his profile yet.

One Comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *
WhatsApp chat