Ao contrário do que muitos pensam, marketing não se limita a venda direta e sim a um conjunto de estratégias que ajudam a construir valor sobre algo ou alguém. Sabe aquele cabeleireiro que você adora e que para você é uma autoridade? Ele utilizou estratégias de marketing pessoal para que você o percebesse assim.

Antes de tudo, você precisa entender que marketing não é algo ilusório ou enganação. Marketing é a maneira pelo qual entregamos valor às pessoas certas. No universo digital, chamamos de Marca Pessoal a capacidade de fixar na mente de nossos seguidores o que somos capazes de entregar.

Neste artigo, iremos falar como construir um Marketing Pessoal ou Marca Pessoal para que você seja cada dia mais reconhecido e atraia os clientes certos para o seu negócio, ou no mínimo pessoas que o admiram como profissional e recomendam seus serviços.

A construção do Marketing Pessoal está diretamente ligada à confiança que você transmite através de seus conteúdos. No ramo da beleza noto que boa parte dos profissionais não conseguem transmitir nem 1% do que realmente são e se escondem atrás de cabelos bonitos. Você precisa, sim, mostrar o seu trabalho, mas não pode se limitar a isso, pois todas as pessoas fazem o mesmo. Mas como se diferenciar?

A única maneira de fazer com que as pessoas nunca mais questionem ou duvidem da sua competência é através da construção de sua autoridade. A autoridade faz com que as pessoas respeitem e valorizem o seu trabalho, pois sabem que você tem propriedade para falar sobre determinado assunto.

Abaixo darei algas dicas para que, a partir de hoje, você tenha mais clareza sobre o que você faz e aos poucos construa sua autoridade.

1. Mostre para o que veio

Você conhece alguém que fez bastante sucesso sem aparecer? Eu particularmente não. Todos os grandes Profissionais da Beleza como: Rodrigo Cintra, Marco Antônio de Biaggi, Celso Kamura entre outros, não têm vergonha de mostrar para a que vieram. Você pode perceber que todos os conteúdos que eles postam, é ensinando algo que sabem. Claro que clientes finais não estão nem um pouco dispostos a aprender a fazer em casa, mas isso gera confiança no profissional, pois demonstra que ele sabe o que está fazendo.

2. Produza conteúdos que ajudam

Existem pequenas técnicas que ficam guardadas a sete chaves no salão de beleza. Muitos profissionais acham que são conteúdos bobos e que ninguém vai querer saber disso, mas na realidade poderão fazer muita diferença. Recentemente vi uma cabeleireira super influente dando uma dica básica sobre secador e cabelos loiros. Eu achei sensacional, mesmo não tendo cabelos loiros, pois ela demonstrava se importar com o resultado final, a partir de um erro bobo cometido por milhares de cabeleireiros, mas era ignorado. Para o cliente é sensacional saber de algo que provavelmente ele nunca se atentou. Para o Profissional da Beleza, será ótimo também, pois talvez ele já tenha cometido este erro, sem saber que era um erro. Você acaba atingindo públicos totalmente diferentes em uma dica que parece muito boba, mas faz uma grande diferença.

3. Autoridade se constrói com constância

Todo mundo que ser mais reconhecido, ter mais sucesso na carreira e parar de ficar implorando por clientes, não é mesmo? Mas poucos são os que estão realmente dispostos a fazer o que precisa ser feito. Quando olhamos Profissionais com milhares de seguidores e uma carreira respeitável, nós nos imaginamos lá. Mas não paramos para pensar que só vemos o glamour de tudo aquilo. Aquele profissional que hoje faz sucesso precisou passar por muita coisa para chegar lá. Hoje o que se nota é uma legião de pessoas que na primeira dificuldade, desiste. Primeiramente, você precisa dedicar tempo para construir sua marca pessoal e isso inclui manter contato constante com seus seguidores e entregar conteúdos de valor. Fazer parcerias, participar de eventos e mostrar realmente a que veio.

4. Para ser visto como profissional não se pode agir como amador

Nota-se muito amadorismo nesta área, uma vez que muitos profissionais utilizam suas redes sociais apenas para divulgar o que para eles é importante, mas nem sempre é importante para o seu cliente final. Redes Sociais não são panfletos e sim canais para construir relacionamentos. Nunca antes na nossa história, imaginou-se criar intimidade com uma pessoa que a gente nem conhece. Você já sentiu isso? Pois é, isso acontece porque antes de focar em vender algo, é preciso construir relacionamentos. O conteúdo das suas redes sociais deve entreter, ajudar ou informar sobre algo. E não somente divulgar preço e fazer promoções. Um erro muito comum e super amador, é pegar imagens prontas da internet e postar achando que você está fazendo um bem, quando na verdade você está postando apenas por postar. As pessoas percebem isso.

5. Se faça presente

Se limitar a uma única rede social é um grande desperdício para quem quer construir um Marketing Pessoal. Se você quer ser lembrando pelas pessoas, você deve estar presente no máximo de plataformas que conseguir. Organize conteúdos específicos para cada uma delas e não se limite ao Instagram para divulgar seus serviços. Quer um exemplo?

O Facebook, rede social que para muitos já está no fim da vida, continua sendo a maior rede social do mundo e uma das melhores redes para viralizar um conteúdo. Viralizar quer dizer obter alcances inimagináveis. Isso acontece porque o Facebook dispõe de diversos formatos de mídia e uma facilidade maior de compartilhamento. Você provavelmente assiste vídeos maiores no Facebook do que no Instagram. Isso acontece porque pessoas compartilham o tempo inteiro conteúdos diversos em suas timelines com o objetivo de informar ou gerar conversas. Ao contrário do Instagram, no qual são postados conteúdos próprios.

6. Seja autêntico

A autenticidade é a capacidade de mostrar como você realmente é. Pare de se preocupar com o que o outro está fazendo e se preocupe em mostrar a realidade. O seu jeito é o jeito certo. Toda caminhada começa com um primeiro passo. Mostre nas suas redes sociais sua personalidade, seu jeito de ser no dia-a-dia. Aos poucos você começa a conquistar pessoas que se identificam com você, pelo seu jeito de ser.

Essas são algumas dicas que você pode aplicar de imediato para deixar sua marca na mente dos seus seguidores sem se limitar a postar conteúdos promocionais. Aproveite e compartilhe com quem precisa saber disso.

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Estou fazendo a minha parte ajudando gratuitamente Profissionais como você a superar tudo isso. Faça a sua parte também, compartilhe este conteúdo com todos os Profissionais da Beleza que você conhece.

Um grande abraço.

Jess

Jéssica Soares é Publicitária, Empreendedora, Pós Graduada em Gestão de Projetos e Pós-Graduanda em Marketing & Negócios Digitais. Hoje ela atua ajudando profissionais da beleza a se consolidarem no mercado e promoverem seus negócios, através da internet, de maneira independente e autônoma em busca do sucesso pessoal e profissional. Acesse jessicasoares.com.br.

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