Conteúdo: esta é a palavra de ordem no momento. As redes sociais já apontam para a necessidade de investir neste tipo de estratégia, uma vez que está cada dia mais difícil “aparecer” e engajar o público. Hoje em dia, não basta criar um perfil na rede e esperar os clientes virem, é preciso convencê-lo. Neste artigo, vocês terá um passo-a-passo de como manter a sua marca na mente do seu público através de conteúdos que atraem, engajam e vendem. Quer aprender? Vem comigo!

ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR

  1. Panfletagem digital: Postar por postar não vai atrair quem você deseja. 
  2. Excesso de texto é amador. Fale o que crucial e deixe os detalhes para a legenda
  3. Conteúdo repetidos: não é atrativo postar várias vezes as mesma coisa no feed. Prefira os stories.
  4. Imagens não autorais ou com baixa qualidade: invista em criar sua imagens e evite utilizar imagens prontas da internet. 

PASSO 1: SE POSICIONE 

O posicionamento é a maneira pelo qual você deseja ser percebido. Qual a sua especialidade? Quando pensarem na sua marca, o que deve vir à mente do seu público? Seja um especialista em algo e invista nisso. Quem quer atender tudo e a todos não atende ninguém. Procure dar destaque àquilo que você faz de melhor. Todos os profissionais de renome são reconhecidos por algo que é único. 

Evite a estratégia de preço baixo, pois excesso de promoção desmoraliza o seu negócio. Deixe claro que seu preço vale cada centavo. Mostre benefícios, diferenciais e soluções. Preço é o recurso tangível que as pessoas irão utilizá-lo para pagá-lo, ou seja, o dinheiro. Valor é a percepção que o seu cliente tem sobre o seu negócio que fará com que ele  pague o preço que for necessário, pois ele enxergou valor naquilo que foi entregue.

A percepção de valor está associada à maneira como nos portamos e apresentamos nossos produtos ou serviços. A melhor maneira é detectar necessidades nos clientes antes de apresentar algo a eles, é garantir uma boa experiência e manter um relacionamento duradouro com ele.

PASSO 2: DEFINA O SEU PÚBLICO 

Toda empresa deve definir um público-alvo. Público-alvo é a classe de pessoas que você deseja atender. Quem são elas? Homens? Mulheres? Ambos? Existem maneiras diferentes de falar com o público, você não pode usar uma linguagem e tons exclusivamente femininos, por exemplo, se vocês quiser atender todos os tipos de público. 

Uma das maneiras de se diferenciar do seu concorrente é a segmentação desse público com a criação de personas, que são as pessoas com alto potencial de aquisição dos seus produtos ou serviços. Ela representa 60% a 70% dos seus clientes atuais. É o seu avatar. Além de dados gerais, nós incluímos à persona dados mais qualificados, como: dores, anseios, valores pessoais, necessidades, hábitos etc.

Por que é tão importante conhecê-la? Porque a comunicação se torna muito mais efetiva. Além de conquistar a mente, você conquista também o coração dela por compreender seus problemas e entregar a solução. 

Exemplo: Público-alvo: Mulheres, entre 23-45 anos, das classes AB, moram na região de Águas Claras.

Persona: Maria, 30 anos, casada, ama cuidar da saúde, praticar atividade física, mas sofre com problemas de flacidez. Já se frustrou muito com profissionais desqualificados e agora busca por um tratamento que lhe traga sua autoestima de volta.

Sente a diferença? Como você resolve o problema de Maria?

PASSO 3: CRIE A SUA PRÓPRIA IDENTIDADE

A identidade visual é um conjunto de elementos que utilizamos para representar uma marca, uma ideia, um produto. Utilizamos este recurso para trabalharmos o branding, ou seja, a construção e fixação da marca na mente das pessoas. A construção de uma identidade visual dá mais profissionalismo ao seu negócio.

Para construir sua identidade podemos começar com a escolha das cores que irão representar o seu negócio, em seguida o logotipo. Feito isso, todos os demais materiais criados para promover a sua marca devem ser condizentes com o que já foi feito. Ex. Os cartões de visitas, suas postagens, etc. Dessa maneira, seus seguidores passam a identificar mais rapidamente as postagens que são feitas por você entre um turbilhão de informações que recebemos todos os dias nas redes sociais.

PASSO 4: CONVERSE COM SUA AUDIÊNCIA

Um dos grandes desafios da atualidade é a diferenciação em um mercado tão competitivo. Vivemos em uma época em que “compre o meu produto” não é mais suficiente e sim, “eu resolvo o seu problema”. Compartilhar seus conhecimentos e habilidades gera mais confiança e isso nunca foi segredo, porém, mais do que nunca é preciso fazer com que mais pessoas se conectem com você e para isso basta se posicionar como tal. Aqui eu reúno algumas dicas fundamentais para não te deixar na mão, na hora de fazer um novo post para suas redes sociais.

Se liga:

  • Faça uma LISTA de todos os seus PRODUTOS ou SERVIÇOS;
  • Liste os BENEFÍCIOS desses produtos ou serviços;
  • Identifique quais produtos ou serviços tem mais saída, de acordo com seus potenciais clientes ou determinado período do tempo;
  • Quais SONHOS ou DESEJOS são realizados quando o seu cliente adquire o seu produto ou serviço? Qual DOR você resolve? Parta para o apelo emocional mesmo!
  • Quais as maiores OBJEÇÕES dos seus clientes que impedem que eles adquiram de imediato seu produto ou serviço. Se for o preço, não precisa fazer promoção.
  • ⠀Quais as perguntas mais comuns seus clientes fazem sobre seu produto ou serviço? Procure responder todas elas na forma de postagem.

DICA: Quanto mais específico, melhor! Se você tem atendido em sua maioria um público com características bem parecidas, como: Noivas que se preparam para o seu casamento, por exemplo. Você já aprendeu como criar conteúdos para elas, não é?

Achou que acabaram as dicas? Não! Não! Eu tenho mais essa dica babado aqui: 

FAÇA UMA LISTA DAS DATAS COMEMORATIVAS. As datas comemorativas são mais um garantia para ter o que postar. Temos datas nacionais e internacionais das mais diversas especialidades. Escolha alguma que tenha a ver com você ou a sua profissão. Este dia você poderá incluir a hashtag que corresponde a data. Seu post poderá ir mais longe com isso, pois muitas pessoas estão falando do assunto.


Jéssica Soares é Publicitária, Empreendedora, Pós Graduada em Gestão de Projetos e Pós-Graduanda em Marketing e Negócios Digitais. Hoje ela atua ajudando profissionais da beleza a se consolidarem no mercado e promoverem seus negócios, através da internet, de maneira independente e autônoma em busca do sucesso pessoal e profissional.

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