Três maneiras incríveis para diferenciar o seu salão de beleza da concorrência

De / 6 meses atrás / Marketing de salão /
Três maneiras incríveis para diferenciar o seu salão de beleza da concorrência

Que o mercado de beleza e estética está competitivo, todos sabem!

O setor está entre os que mais crescem no Brasil, apesar da crise econômica. Para se ter uma ideia, segundo o SEBRAE, o número de microempreendedores envolvidos no ramo cresceu 567% entre 2010 e 2015. Nesse cenário, se diferenciar da concorrência e oferecer algo a mais para os seus clientes é de extrema importância se você quer sobreviver e garantir o futuro do seu negócio.

Ser visto como alguém diferente é essencial, mas a boa notícia é que isso não é tão difícil quanto parece. Se você quer saber  como se destacar e crescer o seu salão de beleza ou barbearia, leia este artigo feito especialmente para você!

Já cuidou da sua decoração hoje?

Qual é a atmosfera do seu salão de beleza ou barbearia? O que seus clientes sentem ao entrar nela? Responder essa questão é muito importante se você deseja manter seus clientes com você. Pode parecer algo trivial, mas como diria o arquiteto Ludwig Mies Van, ““Deus está nos detalhes”.

Para entender a importância do seu ambiente, basta fazer uma auto-análise. Você ficaria em um ambiente acolhedor e aconchegante ou em um local sujo e mal-iluminado? Cuide da limpeza, da decoração, da música ambiente, da iluminação e de sua mobília – tudo isso irá afetar a experiência do cliente ao visitar o salão e mudará completamente suas impressões a respeito do espaço.

Mas sabe o que é ainda melhor do que um ambiente confortável, bonito e limpo? É um ambiente que reforça a identidade e se comunica com os princípios e valores de seu cliente-alvo.

Pense um pouco nos lugares que o seu público gosta de frequentar ou nas coisas que importam para ele. São pessoas mais voltadas para a família? Então por que não disponibilizar uma área de lazer para que crianças possam se divertir enquanto seus pais dão um trato no cabelo? São pessoas preocupadas com moda? Algumas revistas, que tratam deste tema, no balcão ou na recepção podem cair bem. São clientes mais despojados e modernos? Já pensou em colocar uma sinuca ou um alvo para dardos na sala de espera?

As possibilidades são inúmeras e o seu único limite é a sua imaginação. Então, o que você pode fazer para cuidar do seu ambiente e da sua decoração? De que maneira você pode conversar com os valores, preocupações e anseios de seus clientes? A experiência de ir ao seu salão de beleza já começa antes mesmo deles serem atendidos. O que você está comunicando aos seus clientes?

Se você não compreende bem quem são seus clientes, talvez queira ler este artigo, nele você pode ter alguns exemplos de perguntas que você pode fazer a si mesmo para entender melhor quem é o seu público.

 

Tenha os melhores profissionais

Decidir quem irá trabalhar com você é de extrema importância se você quer garantir o melhor atendimento aos seus clientes. Muitos salões e barbearias não dão muita atenção para esta questão e caem no erro de achar que tudo o que importa de um profissional é sua experiência como cabeleireiro e a qualidade dos seus cortes. No entanto, isto é um engano terrível e acreditar que a forma como eles atendem as pessoas não afeta em nada o salão pode te conduzir a resultados desastrosos. A verdade é que um profissional, assim como a decoração, é capaz de dar uma identidade completamente diferente ao seu ambiente.

Quer um exemplo?

Imagine uma pessoa de terno, gravata e cabelo engomadinho tentando vender óculos da Chilli Beans? Simplesmente não comunica, certo? Com certeza algo estaria errado aí. A decoração, a ambientação e toda a personalidade da Chilli Beans não encaixa num vendedor engravatado e formal. E as pessoas não reagem bem a incongruência. Na verdade, isso pode até espantá-las, ou criar boas dificuldades para que elas possam compreender a identidade do seu salão ou barbearia.

É de suma importância que você trabalhe com os melhores profissionais, atentando-se também para o modo como eles se vestem, atendem e conversam entre si. Lembre-se que “Deus está nos detalhes” e isso pode fazer uma enorme diferença na identidade de seu salão.

Por último, mas não menos importante, não economize no treinamento dos seus profissionais. As pessoas gostam de ser atendidas por quem mostra que é um especialista na área, por isso, invista em cursos de beleza e trabalhe na motivação de seus funcionários. Não fique medindo esforços para garantir que seus empregados sejam os melhores na área.

Seja visto

Não adianta ter a melhor decoração e os melhores profissionais se ninguém sabe que você existe. E não basta apenas garantir que você tem uma boa presença nas redes sociais, investindo em mídias como Facebook, Instagram ou Twitter. Em uma época onde as pessoas podem achar todos os serviços no Google ou em aplicativos de celulares, você precisa também estar presente neles.

Se as pessoas estão digitando “salão de beleza em BH” no google e se não estão te achando, então você está perdendo boas oportunidades de fazer negócio e captar novos clientes. Se precisar de ajuda para cuidar do Marketing Digital do seu salão, então você irá gostar de dar uma olhada no blog Marketing de Salão.

Promova algumas ações promocionais e descontos especiais para fazer as pessoas falarem a respeito de seu salão. Que tal incentivar ações solidárias em troca de descontos no seu salão de beleza ou barbearia? Você pode incentivar doações de roupas, por exemplo, e a cada X peças doadas, o cliente recebe X desconto. Você também pode ajudar seus clientes a encontrarem o melhor corte de cabelo para seus respectivos formatos de rosto, quem sabe na forma de algum conteúdo para blog ou vídeo publicado nas redes sociais?

Outra maneira interessante de garantir que você seja facilmente localizável é através de aplicativos de celulares. E se seus clientes pudessem agendar atendimentos em seu salão através de aplicativos? E se eles pudessem te encontrar em um mapa presente neste mesmo aplicativo? Pois saiba que tudo isso é possível com o aplicativo para salão de beleza da One Beleza & Bem Estar, disponível para iOS e Android. Por que não faz uso do período de 15 dias de degustação grátis para ver os benefícios incríveis que este programa para salão de beleza pode trazer para o seu negócio?

Como você se diferencia da concorrência?

Mas e você?

Como você faz para se diferenciar da concorrência? Vocês já utilizam alguma das estratégias citadas aqui? Quais são os resultados que vocês obtêm?

Vinícius Miranda

Vinícius Miranda era estudante de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, mas decidiu trocar de rumo para seguir o seu verdadeiro sonho: se tornar o maior especialista em Marketing 4.0 do mundo. Ele é o Assistente de Marketing da MMtools e escreve artigos para o blog, enriquecendo o site com o melhor conteúdo para o segmento de estética e beleza.

Deixe um comentário

Não se preocupe. Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados. *