como escolher contabilidade para salão de beleza

Como escolher uma boa contabilidade para meu salão de beleza?

Se prepara porque essa não é uma resposta simples! Mas fique calmo! Se houver uma análise cuidadosa acerca de alguns aspectos, é possível fazer uma escolha assertiva e boa sobre a sua contabilidade (o que certamente irá impactar diretamente na saúde financeira da empresa e consequentemente no sucesso financeiro de seu salão).

Um empreendedor que visa o crescimento de seu salão ou barbearia, precisa ter conhecimento profundo sobre a situação econômico-financeira do seu empreendimento.

A contabilidade deve ser considerada como um recurso válido e muito bom para sua gestão, uma vez que se você souber como fazer, você pode até reduzir em até 63% seus tributos no salão de beleza. Com uma boa orientação de um contador, o dono de salão pode escolher o regime de tributação mais adequado para o seu negócio em determinado momento.

Entre as várias vantagens de uma boa análise contábil está uma melhor compreensão dos custos e das despesas da seu salão ou barbearia, além da rentabilidade do seu capital investido. Com algumas dessas informações, o empreendedor pode direcionar melhor suas decisões e seus aportes financeiros.

 

#1 Peça indicação para outros empreendedores

Faça uma boa pesquisa e análise de mercado! Peça indicação para outros empreendedores do segmento de beleza. Fale com, pelo menos, entre quatro e cinco donos de pequenas empresas e pergunte como e quem faz a contabilidade para eles. Nessa análise, será possível saber se estes donos de salão ou barbearia estão satisfeitos com o escritório e o contador, que tipo de serviço recebem, quanto pagam e como é a comunicação com esse contador. Também é importante perguntar se o atendimento é feito por e-mail, WhatsApp ou telefone, e se os clientes conseguem falar com o responsável pela contabilidade da empresa sempre que necessitam.

Logo após esta primeira pesquisa,também sugerimos que conheça o espaço de trabalho desse escritório contábil a fim de verificar a organização do local e a quantidade de funcionários (lembrando que o ideal é que cada profissional trabalhe com, no máximo, dez clientes). 

#2 O contador precisa ser bom no que faz

A legislação tributária e fiscal sofre constantes atualizações e, por isso, o contador precisa ter o conhecimento adequado para atender todas as demandas jurídicas e contábeis que a empresa apresentar. Um dos papéis do profissional de contabilidade é destrinchar a parte contábil-financeira da organização, facilitando o entendimento de sua saúde financeira para o gestor e buscando mais inteligência fiscal. Se o contador que você contratou para cuidar da contabilidade de seu negócio não estiver bem antenado com o mundo e às ferramentas contábeis, você poderá ser multado. tomar decisões ruins e perder oportunidades interessantes de mercado.

#3 Você também precisa entender um pouquinho sobre contabilidade

Mas calma! Você não precisa ser um especialista no assunto, afinal você é um profissional do segmento de beleza. Contudo, conhecer alguns termos e obrigações legais relacionados à contabilidade de seu salão ajudarão a exigir uma qualidade maior do serviço ofertado ao seu salão de beleza ou barbearia.

Também vale a pena familiarizar-se com os regimes de tributação e a alíquota cobrada da sua empresa, além de conhecer os benefícios fiscais do seu setor. Entender alguns conceitos também é importante. Para começar, é preciso saber claramente a diferença entre despesa e custo (a despesa é o gasto com bens e serviços relacionados à manutenção da empresa e à obtenção de receita, entre eles aluguel, salários e telefone; o custo é a soma dos gastos necessários para produção ou realização de um bem ou serviço).

Outra informação que o empreendedor deve dominar é a entrada e saída de dinheiro da empresa – o tal fluxo de caixa – que também deve ser enviado ao contador todos os meses.

 

 #4 O contador precisa te ajudar no plano estratégico financeiro de seu salão

A ideia é que o contador seja mais do que um simples prestador de serviços, mas opere quase como um parceiro de negócios. Ele deve ser um consultor que colabora diretamente para que a empresa atinja o sucesso dentro de seu segmento de atuação.

Talvez seja mais interessante buscar um contador que tenha experiência dentro de sua atividade, com especialização nesta área, caso o atual contador não demonstre a capacidade para desenvolver um planejamento estratégico fiscal-contábil adequado para seu contexto.

#5 Escolha sempre um contador proativo

Na saga pela pesquisa de um bom contador, é importante avaliar a sua proatividade: parte do trabalho de uma boa contabilidade é prestar orientação sobre o melhor regime tributário e ajudar na avaliação de passivos contábeis e trabalhistas.

Lembre-se, o contador é um assistente direto na gestão de seu salão de beleza. E é muito melhor que a gestão seja proativa do que reativa, antecedendo-se aos possíveis problemas e cenários, em vez de deixar que ocorram incêndios para depois apagá-los. O contador deve analisar linhas de crédito, enquadramentos tributários, questões burocráticas e outros elementos, a fim de sugerir melhores direções para seu negócio.

O contador é peça-chave no controle das finanças e na melhor fundamentação das decisões de risco e investimento do gestor, ainda mais naqueles negócios que estão em desenvolvimento ou começando no mercado. Ele deve ser responsável, acessível e competente para te oferecer exatamente os serviços que o seu salão ou barbearia precisam.

Bônus:

O que um software de gestão tem a ver com o assunto?

Na correria do dia a dia de um salão ou barbearia, muitas vezes torna-se difícil fazer registro financeiro e administrativo. Daí a importância de um bom software de gestão.

“A tecnologia é capaz de automatizar boa parte dos processos”, diz Cornacchione, da Fipecafi.

Um bom software de gestão é capaz de organizar as movimentações financeiras, registrar as vendas, controlar os estoques e ainda pode ser integrado à emissão de nota fiscal eletrônica.

E aí, gostou da nossa publicação de hoje? Se ainda restar dúvidas, divida conosco sua pergunta através dos dos comentários, ok? Resultado de imagem para pointing down emoji

Veja mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário