Como evitar ser roubado por funcionários e clientes no seu salão

Como evitar ser roubado por funcionários e clientes no seu salão

Tanto para quem deseja abrir ou montar um Salão de Beleza ou Barbearia, ou já possui seu próprio negócio em funcionamento, a segurança  deve ser tratada como fator fundamental.  As ações de segurança garantem o bom funcionamento do estabelecimento. Existem milhares de relatos de funcionários de salões que tentam omitir os reais valores que foram recebidos em caixa, podendo trapacear e cometer furtos. Nós, uma empresa de software de gestão para salões e barbearias, observamos em diversos casos esta prática abusiva, e, decidimos assim, montar este artigo para servir de alerta para os usuários.

Existem diversos motivos que facilitam a prática de roubos em salões de beleza, mas a chave para solucionar este problema é a liderança do proprietário. Os responsáveis devem adequar seus estabelecimentos em medidas de segurança que visem minimizar a ocorrência de furtos ou roubos.

Sabemos que eliminar por definitivo as chances de roubo é algo praticamente impossível, mas podemos reduzir. A adoção de estratégias preventivas nos estabelecimentos tende a amenizar a ação de ladrões. Assim, separamos algumas dicas que tem como objetivo auxiliar na prevenção de roubos em seu salão de beleza.

Como fazer segurança para salão de beleza

Veja aqui algumas dicas simples e de fácil implementação para você fazer uma boa política de segurança para salão de beleza.

Medidas para evitar o roubo de produtos por funcionários ou clientes 

Os fatores que mais influenciam os furtos em estabelecimentos de beleza são as oportunidades e as justificativas. Pesquisas recentes apontam que cerca de 70% das empresas já sofreram processos de roubo ou fraude.

É comum a presença de diversas prateleiras com produtos de preço elevado em salões de beleza. E, como partes destes produtos se encontram em fácil acesso para os atendentes, se tornam alvos fáceis para furtos. Neste sentido se faz importante a presença de câmeras de segurança e\ou manter os produtos trancados em armários de vidro. Uma vez que através desta vitrine o produto continua exposto, mas dificulta que as pessoas desconhecidas ou até mesmo os funcionários tenham acesso imediato e facilitado ao produto.

Você também pode praticar o controle de estoques através de softwares de gestão para salão de beleza, que permitirão você ter uma noção maior de todo o seu inventário e do que está sendo usado no dia-a-dia.

Espaço com segurança

A entrada do estabelecimento pode ser um fator crucial para minimizar as chances de assaltos. Fachadas bem iluminadas, com amplo acesso e bem visíveis da rua podem reforçar a segurança tanto dos profissionais do salão quanto dos clientes. O investimento em fechaduras e câmeras é uma ótima alternativa para dificultar a ação dos criminosos. Todo o gasto com segurança deve ser visto como investimento.

Contratação de empresas de segurança particular

Uma boa alternativa de manter os assaltantes longe de seu estabelecimento é contratando uma empresa de monitoramento e segurança. Para contratação deste tipo de profissional é importante consultar informações sobre a empresa, seu histórico e se ela é aprovada pela Polícia Federal.  A presença de seguranças tem como obtivo intimidar os criminosos, além de dar um suporte extra aos funcionários e clientes.

 Segurança no procedimento

Outra forma importante para evitar assaltos em salões de beleza é a adoção de treinamento para os funcionários. Esta estratégia visa a realização de medidas e procedimentos que auxiliem na segurança do estabelecimento e dos próprios usuários. Uma das medidas interessantes neste caso são os procedimentos simples, mas que fazem toda a diferença no dia a dia.

Verificar se portas e fechaduras encontram-se fechadas, manter o caixa vazio a cada final de expediente, levando o dinheiro para locais mais seguros, dificultando assim a ação dos criminosos. Uma opção que muitos salões têm tomado para evitar a ação de assaltantes é a porta estar sempre trancada, sendo aberta apenas após a identificação dos clientes.

One Beleza, muito mais do que um software de gestão

O One Beleza é um sistema que tem como objetivo auxiliar aos proprietários a gestão dos estabelecimentos de beleza. Seu sistema é 100% online e na nuvem, ou seja, você não precisa ter o programa instalado para ter acesso ao seu salão de beleza.

Além disto, este software apresenta fácil integração sendo flexível e adaptável a realidade do proprietário. Sua interface é simples e agradável, prometendo uma boa adaptabilidade dos usuários. O programa apresenta um mapa que auxilia na obtenção de novos clientes, tornando seu serviço facilmente encontrado pelos clientes.

No quesito segurança, esse aplicativo apresenta a função de cálculo automático de comissão, auxiliando aos proprietários com as finanças do estabelecimento. Além disso, os profissionais podem lançar, pelo celular, os serviços executados/produtos vendidos com valores pré-cadastrados. Dessa forma, eles tornam-se auditores independentes, interessados nos controles, já que ganham comissões que só serão pagas se o salão receber os valores. Em outras palavras, você terá fiscais para seu negócio, sem qualquer custo adicional para o seu salão ou barbearia.

Também apresenta relatórios gerenciais e financeiros, com informações que auxiliam no processo administrativo do salão de beleza promovendo maior segurança para seu estabelecimento. Por fim, é possível fazer uma espécie de auditoria no sistema, que lhe permite saber qual usuário fez alterações no Sistema e em qual horário (por exemplo, modificar ou deletar valores , etc, etc).

O sistema OneBeleza é um investimento que certamente trará resultados positivos a seu Salão ou barbearia.

Esteja Próximo de seus Colaboradores

Um passo fundamental para quem deseja manter um negócio duradouro e promissor é conhecer quem está trabalhando em seu estabelecimento. Embora seja muito difícil conhecer de fato quem está do seu lado e demande tempo, esta medida é de grande importância para que sejam evitados atos de má fé ou comportamentos inapropriados.

Faça parte da rotina de seus funcionários, mantenha-se sempre presente no processo, demonstrando compromisso e interesse em sua equipe. Quando os funcionários são da confiança dos proprietários o ambiente de trabalho pode se tornar mais tranquilo e possível de detectar falhas.

Outra medida que auxilia no controle de quem acessa o salão é manter os clientes fieis que frequentam o ambiente há muito tempo. Quando os benefícios são mútuos é mais fácil de coordenar quem circula em seu salão de beleza e assim se torna mais fácil de detectar pessoas desconhecidas que podem levar a algum tipo de prejuízo para sua empresa.

Se está em busca de dicas e informações para montar seu Salão ou Barbearia conte conosco. Visite sempre nosso site, em nossas matérias e artigos haverão sempre dicas úteis.

One Beleza & Bem Estar

The author didn't add any Information to his profile yet.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *
WhatsApp chat