Como fidelizar clientes em seu salão de beleza ou barbearia?

Como fidelizar clientes em seu salão de beleza ou barbearia?

Quer fidelizar clientes em seu salão?

Divulgar seus serviços e atrair constantemente novos clientes é essencial se você quer garantir a sobrevivência de seu salão de beleza, mas será que seu relacionamento com o cliente se resume apenas nisso?

No artigo “4 Dicas de Marketing para Salão de Beleza ou Barbearia”, o blog do Marketing de Salão elenca alguns benefícios que você pode obter ao desenvolver um relacionamento mais aprofundado com seus clientes. Sem dúvida, saber fidelizar os seus clientes e mantê-los consigo é um dos melhores caminhos para garantir o crescimento sustentável de seu negócio.

O mercado da estética no Brasil, apesar de gozar de uma posição privilegiada no orçamento do brasileiro médio, possui uma concorrência enorme, com um grande número de pessoas disputando seu lugar ao Sol. Por isso, apenas atrair novos clientes não é suficiente, você precisa saber prendê-los com você e garantir que eles retornem sempre. Se você não fizer isso, será como enxugar gelo, pois sempre que atrair um novo cliente, este terá grande probabilidade de debandar para o salão ou barbearia de seu concorrente caso encontre um ambiente mais idêntico ao seu perfil.

Pare e reflita por alguns segundos: será que você sabe como fazer o cliente pensar em você mesmo quando está fora do seu salão de beleza ou barbearia? Se não sabe, talvez seja hora de começar a pensar em boas estratégias para fidelizar seus clientes.

Estratégias para fidelizar clientes no seu salão ou barbearia

Antes de discutir o que fazer para fidelizar seus clientes, você precisa saber o que NÃO deve ser feito. Veja aqui os 5 erros que você NUNCA pode cometer na gestão do seu salão ou barbearia.

O primeiro passo é desenvolver suas redes sociais. Você precisa desenvolvê-las se deseja driblar a crise, atingir seu público-alvo e promover ações e campanhas de marketing visando a fidelização e o retorno de seus clientes.

Através das redes sociais você pode soltar lembretes de aniversário e parabenizar seus clientes, marcando-os em sua página do Facebook ou Instagram. Trata-se de uma maneira muito bacana de desenvolver um relacionamento com seus clientes fora do seu salão de beleza e ainda fazê-los se sentirem especial. Que tal um desconto para o aniversariante do dia?

Por meio de aplicativos como o Foursquare, ou até mesmo através de marcações no Instagram ou Twitter, você pode incentivar seus clientes a anunciarem para todos que passaram pelo seu salão. Ao fazerem isso, seus clientes podem concorrer a brindes, vale-descontos ou até mesmo algum produto para tratamento de cabelo ou barba. Não se esqueça de anunciar publicamente o vencedor desta brincadeira e incentivar que cada vez mais e mais pessoas retornem para o seu salão a fim de concorrerem ao tão sonhado “prêmio do mês”.

Saindo do campo das redes sociais, você pode trabalhar com seu cliente cartões fidelidade que garantem um prêmio ou desconto após um dado número de retornos. Por exemplo, para cada nove cortes de cabelo, o décimo é de graça ou vai pela metade do preço.

Por fim, uma ótima dica é você produzir e distribuir, em seu blog ou até mesmo no whatsapp dos seus clientes, conteúdo de boa qualidade que responda as principais dúvidas e anseios de seus clientes. Quer exemplo de bons conteúdos?

Qual o melhor corte de cabelo para determinado perfil? Quais os melhores produtos capilares? O que fazer para manter a barba? Água quente ou fria, o que é melhor para o cabelo na hora do banho?

Entrar em contato com seu cliente, mesmo depois que ele já saiu de seu salão de beleza ou barbearia, é uma excelente maneira de fidelizá-lo e fazê-lo pensar em você durante o seu dia-a-dia. E mais ainda: se o conteúdo que você produzir for bom o suficiente, ele com certeza irá compartilhar com os amigos a seu respeito.

Você se interessa pelo tema? Quer ver mais a respeito deste assunto? Então recomendamos fortemente este webinar onde você aprenderá 3 ações incríveis para transformar o marketing do seu salão.

Mas e você? Quais métodos você utiliza para manter e fidelizar seus clientes?

One Beleza & Bem Estar

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