Como manter meu salão de beleza em tempos de crise?

Como manter meu salão de beleza em tempos de crise?

Nós já falamos neste blog e vamos repetir: se você almeja ganhar dinheiro sendo um profissional do segmento de beleza, não basta ter apenas conhecimento técnico de como cortar um cabelo ou fazer uma barba. Para aqueles que buscam otimizar a gestão de seu salão de beleza, é preciso entender administração, contabilidade, controle de estoque, marketing e por aí vai. Pra piorar, devemos lembrar que nem tudo são flores na vida do empreendedor: vez ou outra a crise pode bater em sua porta e é preciso ter muito mais “jogo de cintura” para pensar em novas ações que possam atrair clientes, destacar sua marca e garantir sua sobrevivência  nos tempos de crise.

E aí, ficou interessado? Continue essa leitura e confira 4 dicas que vão te ajudar a manter seu salão ou barbearia mesmo em tempos de crise!

1 – Seja um diferencial no meio dos outros!

Com toda certeza você deve ter algum serviço que é o mais pedido pelas suas clientes. Ou mesmo aquele produto “milagroso” que todas as mulheres querem levar para casa!

Se não tem ainda, está na hora de ter, não é mesmo? Procure estudar e pesquisar mais o mercado. Leia a respeito do que está acontecendo no mercado e segmento de beleza e bem-estar. Faça cursos de atualização, ofereça um novo serviço DIFERENCIADO da concorrência.

Estude o que seus concorrentes estão fazendo ao seu redor – veja em que ponto você pode competir com eles: é no preço? É no atendimento? É na entrega? É no “bônus” que você oferece aos clientes? Saia do seu salão ou barbearia e vá ver o que os outros estão fazendo. Isso vai te dar uma iluminada sobre ações que você também pode tomar para se destacar da concorrência local.

Leia mais:

– Como encantar seus clientes em tempos de crise

 2 – Invista no Marketing

Se você não quer fazer parte da tenebrosa estatística do Sebrae que aponta que de cada 100 empresas abertas, 24 fecham as portas antes dos primeiros dois anos, então você com toda certeza deve investir pesado na sua divulgação e principalmente no seu marketing.

Antes de mais nada, comece pensando quem realmente é o seu público-alvo e se ele está sendo atingido da forma como deveria. Utilize um bom sistema de gestão para ter todo o cadastro e histórico de seus clientes – detalhes como datas de aniversário ou o nome dos clientes podem te ajudar a dar um tratamento diferenciado. Que pessoa não gosta de ser chamada pelo nome? Quem não gosta de pensar que o dono de um salão ou barbearia se preocupa tanto com ele a ponto de dar parabéns em seu aniversário?

Além disso, um sistema de gestão também pode dar informações importantes sobre os principais serviços que foram feitos, os produtos mais usados por cada um e muitas outras informações. De posse destes dados você pode optar por divulgar um serviço em detrimento dos outros – e talvez até tomar como a especialidade do seu salão. E convenhamos: quem você prefere que te atenda? Um especialista em determinado assunto ou um profissional generalista? Estude com seus clientes, veja o que eles mais gostam em você e invista no seu marketing.

Aborde também seus colaboradores e os questione sobre quais os assuntos mais abordados naqueles papos entre um serviço e outro. Estas conversas podem te dar informações interessantes para que você movimente suas redes sociais com os temas que podem interessar seus potenciais clientes!

Foque também no e-mail marketing com as principais novidades do salão, para parabenizar seus clientes aniversariantes, avisar quando houver uma promoção imperdível ou um produto e serviço novo. Apesar da efetividade do email marketing estar caindo com o tempo, ainda é o meio mais utilizado para se comunicar e se relacionar com os clientes. Ter uma base de clientes e enviar mensagens semanais para eles pode ser o suficiente para lembrá-los de que você ainda está lá e está de braços abertos para quando eles precisarem dar aquele toque no cabelo.

Aproveite as Redes Sociais como por exemplo o Instagram, para postar fotos com as novidades de seu salão, ou mesmo fotos da clientela com o antes e depois dos serviços prestados. Não esqueça que as fotos são uma ótima forma de divulgar o trabalho do seu salão de beleza. Estude as hashtags que seus clientes utilizam nas redes sociais e passe a utilizá-las nas fotos – você pode aproveitar aquelas conversas entre um serviço e outro para perguntar a eles quais redes sociais utilizam e quais palavras-chaves e hashtags costumam usar para pesquisar um novo salão ou barbearia. Fique sempre atento com isso e se destaque da concorrência.

Leia mais:

– Como utilizar o Instagram para bombar seu Salão de Beleza

3 – Faça Promoções

Mas é claro que o seu salão de beleza será mais bem vindo ainda se fechar promoções e parcerias. Quais tipos de promoções fazer em seu salão?

Bom, você pode dedicar um dia na semana para dar desconto a determinados tratamentos, fazer combos únicos, oferecer descontos para filiados de academias, clubes, cursos ou até restaurantes. A imaginação e sua criatividade são os seus limites.

Crie um sistema de fidelização no qual o cliente ganhe um serviço gratuito após determinada frequência – como uma escova gratuita a cada seis tinturas, por exemplo. Mas não esqueça que uma promoção é justamente isso, uma promoção: tem início e fim, caso contrário ela se tornará o preço normal do seu salão e acabará perdendo a graça. Você deve, sim, trocar as promoções a cada mês, lançando sempre uma novidade no ar e já criando uma expectativa para o mês seguinte.

4 – Valorize seus clientes

Uma ótima forma de conseguir mais clientes é valorizando os antigos. Crie programas de bonificação e desconto, no qual seus clientes sejam recompensados de alguma forma por indicarem mais clientes ou por sempre estarem presentes em seu salão.

Para você conseguir organizar e controlar os pontos de bonificações de seus clientes, tenha em mãos um sistema de gestão  para te  ajudar  a ter uma relação de informações. E não esqueça de acompanhar e sempre premiar o cliente sortudo, ok? Incite-o a publicar a conquista nas redes sociais para que mais e mais pessoas vejam sobre seu negócio e local.

Leia mais:

– Como fidelizar clientes

Com estas preciosas dicas, você estará não só driblando a crise, mas construindo um futuro de sucesso, independentemente do momento econômico. Isso não é fantástico?

E aí, gostou da nossa publicação de hoje? E você, o que faz em tempos de crise? Conte suas ideias para a gente aqui nos comentários! Resultado de imagem para mão apontando para baixo png

One Beleza & Bem Estar

The author didn't add any Information to his profile yet.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *
WhatsApp chat