Como motivar colaboradores e atrair os melhores profissionais para o seu salão de beleza?

Como motivar colaboradores e atrair os melhores profissionais para o seu salão de beleza?

Salões de sucesso reconhecem que os seus profissionais e colaboradores são os maiores responsáveis pelo funcionamento e resultados positivos do empreendimento. Empregados desmotivados comprometem não só o âmbito individual, mas também todo o coletivo do salão de beleza, abaixando o moral e até mesmo a produtividade geral.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas sobre formas de motivar seus colaboradores, mantendo os grandes talentos em seu negócio, atraindo os melhores e formando uma equipe imbatível e única capaz de esmagar a concorrência. Confira:

– Veja também: Saiba qual o nível de engajamento de sua equipe

1 – Invista na capacitação de seus colaboradores

Ministrar treinamentos, oferecer especializações ou cursos de aperfeiçoamento de técnicas na área de beleza são ótimas formas de motivar colaboradores. Esse tipo de ação é extremamente poderosa, pois também é capaz também de fidelizar profissionais em seu salão de beleza, manter a mesma equipe e elevar a qualidade dos seus funcionários.

Isso mesmo, quem te disse que você só tem que fidelizar clientes?

Esta é uma estratégia já bastante utilizada em empresas de vários setores e portes, inclusive nos maiores salões de beleza. Existem grandes benefícios que você pode obter ao manter  profissionais treinados e capacitados em seu salão durante o maior tempo possível – especialmente se você investiu tempo e dinheiro neles.

Com esta atitude, você resguarda não apenas a qualidade dos serviços prestados por seus profissionais aos seus clientes, mas também os mantém em seu negócio por muito mais tempo.

2 – Reconheça o trabalho de seu colaborador

O ser humano gosta de ser reconhecido pelos seus méritos. Principalmente em sua área de trabalho, isso faz com que ele se sinta mais motivado a continuar fazendo suas atividades. Por isso, sempre que puder, reconheça todo o trabalho de seu colaborador e demonstre que ele faz a diferença em seu salão de beleza.

É como diz aquela famosa música do Caetano Veloso: “Um carinho as vezes cai bem”.

3 – Ofereça ajuda diante das dificuldades

Qualquer profissional, independente do tempo de carreira, passa por um processo de tentativa, erro e muitos aprendizados. Ajudar quem precisa ou está com alguma dificuldade para cumprir alguma tarefa faz com que a solução do problema seja mais facilmente encontrada, transformando o ambiente de trabalho.

Quem não gosta de trabalhar em um ambiente colaborativo, onde todos se auxiliam mutualmente?

4 – Ofereça um Plano de Carreira, Comissionamento Justo e Transparente

Você pode e deve agregar valor à vida dos colaboradores de seu salão de beleza. Isso inclui oferecer um plano de carreira bem estruturado, alinhado com um comissionamento justo e transparente. Deixe bem claro sobre quanto cada uma está recebendo pelo trabalho executado e acompanhe este processo de perto.

O trabalho comissionado ou por participação percentual sobre a produtividade é uma forma bastante utilizada em salões de beleza. Devido a falta de conhecimento ou planejamento, é muito comum que ocorram erros na hora de distribuir pagamentos ou que ele não ocorra de forma transparente e clara. Isso pode gerar descontentamento ou até desconfiança quanto ao sistema de comissionamento. Além disso, calcular o comissionamento pode ser uma tarefa extremamente pesada se você tem que fazer tudo no manual, avaliando notas-fiscais e acompanhando em planilhas no computador.

Com um simples sistema de gestão de salão de beleza você consegue solucionar este problema e ainda obter inúmeros benefícios no que diz respeito ao acompanhamento da produtividade e engajamento de seus colaboradores. Por exemplo, de forma fácil, rápida e muito dinâmica, você consegue mostrar ao seu colaborador, em tempo real, exatamente quanto ele irá receber no dia do pagamento. Além disso, você pode gerar relatórios de produtividade para saber quantos atendimentos cada colaborador realizou no mês, bem como quantos e quais produtos utilizou.

Um sistema de gestão realmente bom irá levar transparência  aos seus profissionais e, em contrapartida, ganhará a sua confiança e lealdade ao motivá-los a trabalhar em busca da realização de metas importantes para o negócio. Por que não presentear os funcionários mais produtivos do mês?

5 – Promova dinâmicas para descontrair

Promover dinâmicas e trabalhos em grupo faz com que os seus colaboradores saiam um pouco do ambiente formal e massivo e foquem em um momento mais descontraído. Dessa forma, o aprendizado torna-se mais orgânico e leve.

Você já aplica alguma destas ações?

E aí, gostou da nossa publicação de hoje? Já aplica alguma  destas práticas  para motivar seus colaboradores? Conhece alguma outra dica para compartilhar conosco? Caso sim, comente logo abaixo de nossos comentários, ok? Imagem relacionada

 

One Beleza & Bem Estar

The author didn't add any Information to his profile yet.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *
WhatsApp chat