Como se tornar um cabeleireiro de sucesso

Como se tornar um cabeleireiro de sucesso

Então você quer aprender como se tornar um cabeleireiro? Se você tem um bom senso estético, destreza com as mãos e tato com a comunicação, a carreira de cabeleireiro ou barbeiro pode ser a opção ideal para você. O mercado da estética é um dos que mais cresce no Brasil – entre 2010 e 2015, o número de registros de microempreendedores individuais (MEIs) nessa área passou de 73.209 para 482.455, segundo os dados fornecidos pelo SEBRAE. Apesar da atual crise econômica, nunca houve melhor hora do que esta para começar o seu próprio salão de beleza ou se tornar um cabeleireiro. As portas estão abertas, basta você atravessá-las.

No entanto, embora o momento seja ideal, não é nada fácil se tornar um cabeleireiro. Se você quer ter sucesso nessa área você deve acumular uma gama de habilidades técnicas e conhecimentos que poderão te destacar no mercado de trabalho. Além disso, se você for se arriscar a abrir um salão, você deve saber como se diferenciar de seus concorrentes, além de estar antenado e atualizado com as últimas inovações no setor de beleza no que tange à administração e gerenciamento de salões.

Quer aprender como se tornar um cabeleireiro? Então, segue nosso artigo.

[optinform]

Como se tornar um cabeleireiro de sucesso

Apesar de ser uma profissão que não exige um curso de formação, se você quer se tornar um cabeleireiro, você deve estar atualizado e antenado com as últimas tendências do setor. Se você não tem nenhum conhecimento prático ou teórico da área, você precisa procurar bons cursos da área – inclusive, pode usar este momento de estudos como uma ótima ferramenta para fortalecer o seu networking e até mesmo encontrar potenciais parceiros que poderão te auxiliar no seu caminho rumo ao sucesso.

Você sabe a importância de estabelecer um bom networking na sua carreira profissional? Você sabe o que é um networking? Se você é um cabeleireiro iniciante ou já possui anos de experiência, recomendamos este livro para você. Irá mudar a forma como você se relaciona com o mundo e com as pessoas.

Se você não tem muito dinheiro para fazer um curso de profissionalização, não se preocupe. Existem cursos de muita qualidade disponíveis para todos os bolsos e gostos, basta saber onde procurar – inclusive existem ótimas opções inteiramente gratuitas, você só precisa da vontade de aprender e da dedicação para treinar e estudar.

O Facebook possui inúmeros grupos de cabeleireiros voltados para o público iniciante, e você pode se beneficiar de muitos deles enviando suas dúvidas ou até pedindo opiniões e críticas a respeito do seu trabalho.

Não sabe onde achar um grupo? Então, aqui vai um caminho direto para um grupo excelente para você começar hoje mesmo!

Não está satisfeito e quer mais? Então, segue outro grupo!

Entrando no mercado

Agora que você obteve o conhecimento técnico necessário, chegou a hora de começar sua jornada rumo ao mercado de trabalho.

Média Salarial

A média salarial do profissional envolvido com salão de beleza é muito variável, sendo difícil estabelecer com precisão este valor. Um novato pode receber até dois salários mínimos, enquanto uma pessoa mais experiente pode ter ganhos que podem ultrapassar os R$3000.00.

O salário do profissional de salão é variável devido à diversos fatores, dentre eles: local onde trabalha, número de clientes, tipo de clientes, valor dos serviços, etc, etc. Por isso, antes de se candidatar a uma vaga dentro de um salão ou barbearia, certifique-se de que o local se adequa ao seu perfil e funciona (no que tange aos pagamentos de comissões) de forma transparente, clara e dentro das suas expectativas.

Salões que utilizam o software da One Beleza & Bem Estar ganham vantagem no quesito transparência, devido ao fato de que o total que você irá receber pode ser visto em tempo real, sem a necessidade de ter que ficar calculando sua comissão a todo instante ou correr o risco de ganhar menos do que merecia. É uma vantagem para o dono de salão e para todos os seus colaboradores.

Habilidades necessárias

Agora que você descobriu como se tornar um cabeleireiro, talvez você esteja se perguntando quais são as habilidades necessárias para o profissional do salão de beleza. Segue aqui algumas das características exigidas em anúncios de vagas em salões de beleza ou barbearias:

  1. Atualizado com as novas modas e tendências;
  2. Habilidade para construir e manter um forte relacionamento com os clientes;
  3. Habilidade de trabalhar em equipe;
  4. Higiene e organização;
  5. Bom senso estético;

 

Onde arrumar trabalho?

Use a internet ao seu favor. Divulgue seu trabalho através das redes sociais e tente estabelecer novos contatos em grupos online. A sua próxima grande oportunidade pode estar mais próxima do que você imagina.

Muitos cabeleireiros costumam ser profissionais autônomos, mas se o seu desejo é abrir o seu próprio salão, continue acompanhando as próximas publicações aqui no blog. Em breve, iremos liberar uma publicação especial para você que deseja saber como montar o seu próprio salão de beleza.

Você tem alguma dúvida que gostaria de tirar sobre como se tornar um cabeleireiro? Fale com a gente, estamos aqui para te auxiliar da melhor maneira possível.

One Beleza & Bem Estar

The author didn't add any Information to his profile yet.

One Comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *
WhatsApp chat