Estamos vivendo uma situação muito delicada em todo mundo, onde todos os setores da nossa economia serão afetados. Pessoas estão passando por  isolamento social para evitar a contaminação por COVID-19 ou Coronavírus como é comumente chamado e todo mundo, um vírus que causa infecções respiratórias entre outras doenças respiratórias graves. É um vírus altamente contagioso e que com alto índice de contaminação.

O fechamento do comércio, impõe decretos para evitar aglomerações, além de fazer alterações na mobilidade urbana. Estas atitudes tem causado preocupação em todo o Brasil, pois com o fechamento de estabelecimentos públicos, a população  deixa de trabalhar e gerar renda. Além do consumo elevado de  água, luz, entre outros.

No setor da beleza não será diferente, ele também é drasticamente afetado, pois profissionais do setor precisam obrigatoriamente ter contato com seus clientes para desempenharem o serviço, enquanto pessoas em isolamento social só saem para realizar atividades emergenciais como ir ao supermercado, farmácia ou hospital em último caso.

O que fazer nesses momentos?

Em primeiro lugar, respeitar as medidas governamentais, manter os locais sempre higienizados e sair de casa apenas em último caso. Nós precisamos ter consciência que se todos colaborarem, essa pandemia acabará mais rápido e logo logo, poderemos recuperar o tempo perdido.

Em segundo lugar, mantenha seus clientes por perto, seja através das redes sociais como: Instagram, Facebook ou WhatsApp. Envie mensagens de conscientização e ofereça benefícios. É preciso tranquilizá-los quanto o adiamento de tais serviços, uma vez que qualquer pessoa corre riscos. Abaixo, segue alguma medidas que podem ser tomadas para continuar gerando renda e terem seus clientes sempre por perto:

  1. Mantenhas suas redes sociais sempre ativas: Mostre ao seus clientes que o trabalho continua. Dê dicas de como manter cabelos, pele e unhas bem cuidados durante o isolamento social. Ensine e ajude seus seguidores a amenizarem a angùstia de ter que ficar em casa Mostre que eles podem se cuidar mesmo em tempos ruins.
  1. Dê benefícios a eles para compensar o tempo que eles não podem visitar o seu salão: Faça ofertas exclusivas, combos promocionais e vá além, peça para seus clientes anteciparem o pagamento em troca de um grande benefício, assim você mantém seu fluxo de caixa e seu cliente ainda sai ganhando com isso. Utilize gatilhos mentais de escassez como: “Mechas a 350,00 com pagamento até a próxima sexta-feira e flexibilidade de marcação.”
  1. Alguns salões de beleza estão oferecendo serviços à domicílio: em tempos de isolamento social, não considero uma medida muito inteligente, pois com vários contatos à domicílio, o índice de contaminação poderá aumentar bastante. Mas se você não conseguiu fazer o caixa da sua empresa girar sem ter contato direto com o seu cliente, esta pode ser uma medida, mas por sua conta em risco.

Precisamos no unir cada vez mais para que possamos viver em um mundo onde todos pensam em todos e não somente em si para obter benefício próprio. Todos nós merecemos viver com qualidade, dignidade e muita perseverança. Só assim somos capazes de construir um mundo melhor através de nossas pequenas atitudes.

Jéssica Soares é Publicitária, Empreendedora, Pós Graduada em Gestão de Projetos e Pós-Graduanda em Marketing & Negócios Digitais. Hoje ela atua ajudando profissionais da beleza a se consolidarem no mercado e promoverem seus negócios, através da internet, de maneira independente e autônoma em busca do sucesso pessoal e profissional. Acesse jessicasoares.com.br.

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