Quem  tem salão de beleza ou barbearia sabe que é necessário ter de muita atenção e gestão para garantir o bom funcionamento e ter sucesso no empreendimento.

Para isso, é importante contar com informações corretas, parceiros e fornecedores capacitados, além, é claro, de uma equipe de profissionais que esteja integrada em todos os processos e ferramentas adequadas.

Um sistema automatizado, por exemplo, traz ferramentas, aplicativos e relatórios, que permitem otimizar as rotinas e agilizar atividades do dia a dia. Assim, você terá mais tempo para dedicar ao seu cliente, planejar, organizar e fazer uma boa gestão para o seu negócio prosperar.

Mas, fique tranquilo. Selecionamos algumas dicas iniciais que vão ajudar você a colocar em prática uma Gestão eficaz. Confira:

Gestão de Marketing para salão de beleza

O Marketing é um dos aspectos essenciais de qualquer negócio. Ele vai desde a definição dos serviços que serão oferecidos em seu salão ou barbearia, passa pela análise do mercado em que vai atuar, concorrentes diretos e potenciais, localização mais adequada, precificação, estratégias de divulgação, comunicação e relacionamento com o cliente e com os parceiros.

Um bom planejamento vai ajudar você a entender quais são os serviços que poderão gerar maior valor, bem como aqueles que podem ser importantes para trazer volume para o seu salão ou barbearia, de acordo com a estratégia.

Outra questão trabalhada através do marketing é a construção da imagem e da reputação do seu negócio e o relacionamento que vai estabelecer com os seus clientes e parceiros, com o objetivo de estabelecer um vínculo positivo e fidelizá-los.

Mas, para tudo isso é fundamental ter uma gestão completa, o que envolve planejamento, execução, mensuração de resultados, análise e foco na melhoria contínua.

Vale lembrar que hoje existem softwares e aplicativos que trazem ferramentas, especialmente para o marketing digital, e que podem auxiliar muito o seu negócio nesses processos.

Gestão de Pessoas

Não adianta ter um salão de beleza ou barbearia com excelente infraestrutura, oferecer grande conforto e usar produtos de extrema qualidade, se os profissionais que atuam no seu negócio não estão devidamente capacitados, qualificados e, o mais importante, integrados com a sua estratégia e motivados.

Mas, como conseguir isso tudo isso? A resposta é bem simples: com gestão de pessoas.

E para começar é necessário entender que esse tipo de negócio possui algumas especificidades na relação com os profissionais, como tipo de contratação, por exemplo, já que maioria atua como profissional autônomo (MEIs ou PJs) e não como CLT.

Assim é importante manter toda a documentação regularizada – contratos de prestação de serviços, controle de serviços prestados, notas fiscais, honorários pagos, entre outros.

Isso, além de ser importante para evitar um passivo trabalhista no futuro, torna a relação mais transparente com os profissionais e minimiza insatisfações e/ou reclamações que geram desmotivação.

Quanto mais organizado for o seu salão ou barbearia, mais  clara será a relação com os profissionais e menor será a probabilidade de ter problemas trabalhistas. Para isso, existem ferramentas no mercado, inclusive aplicativos específicos para o segmento de salão de beleza e barbearia, que podem ajudar você a manter tudo em dia.

Além disso, é importante também sempre se preocupar em oferecer uma infraestrutura adequada, um ambiente saudável e oportunidades para que os profissionais possam reciclar seus conhecimentos, se aperfeiçoarem tecnicamente e se integrarem com o seu salão – propósitos, valores, objetivos, estratégias.

Lembre-se, o profissional é a representação mais próxima de seu negócio junto ao cliente. Ele será o seu porta-voz e a imagem que o cliente levará depois de um atendimento. Por isso, é preciso cuidar bem para que esse relacionamento seja o mais positivo possível.

Gestão Financeira para salão de beleza ou barbearia

Você possui um salão com ótima infraestrutura, uma equipe qualificada e motivada e uma marca forte e bem conceituada no mercado. Está tudo perfeito, certo?

A resposta é: depende! Se você não possui uma boa gestão financeira pode colocar tudo isso a perder, gastar além das suas capacidades, fazer investimentos errados, podendo acumular grandes prejuízos.

A saúde financeira do seu negócio depende do controle certo do seu dinheiro: o que se gasta, como se gasta, o que se ganha e como se ganha. Pode parecer simples, mas esse controle pode gerar importantes análises e, até mesmo mudanças importantes nos processos – desde a definição dos produtos que serão comprados (marca, qualidade, custo e benefício), controle de estoque, otimização de agendas, priorização e precificação correta dos serviços, pagamento de fornecedores e de profissionais, controle de caixa, entre outros.

Para ajudar você nessa tarefa, existem hoje no mercado softwares e aplicativos super práticos e com valores muito acessíveis, que trazem as funcionalidades certas para você controlar a movimentação do seu caixa, manter as contas em dia e, até mesmo, planejar futuros investimentos.

Celso Pereira

The author didn't add any Information to his profile yet.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *
WhatsApp chat