A proposta de aumentar o número de clientes em seu espaço de beleza seja salão, barbearia ou clínica de estética é algo que deve ser sempre trabalhado como uma possibilidade real para fazer seu negócio crescer. ​​

Existe um grande número de clientes que seu negócio pode ter e fidelizar, e para alcançá-los é necessário engajar esse público e aumentar as possibilidades do seu espaço ser visto e encontrado. Portanto vamos tratar aqui de uma estratégia que os gestores podem replicar em seu negócio de beleza que sendo realizada de maneira bem organizada com todo o planejamento necessário poderá aumentar bastante seu lucro. Vamos lá?

Você já ouviu falar em Cross-sell?

Trata-se da estratégia comumente usada na oferta de produto ou serviço ou até mesmo no ato da venda na qual o vendedor proporciona ao cliente a oportunidade de adquirir produtos ou serviços relacionados à compra principal que está sendo feita. Exemplo: ao comprar um creme para cabelo, o vendedor pergunta se, além do creme, você deseja comprar levar o kit completo com todos os produtos para tratamento dos cabelos, aumentando o valor do produto ou serviço. Isso se aplica claro aos serviços prestados pelo seu espaço, como quando o cliente for realizar um corte ser ofertado fazer as unhas ou uma hidratação.

A ideia de Cross-sell é trabalhada na proposta feita para o cliente e até mesmo na maneira como ela é feita, todas as ações estratégicas exigem um alinhamento de equipe portanto ao adotar esse método é interessante estudar quais vão ser as maneiras dele ser aplicado, se seu espaço conta com uma recepção é interessante ele iniciar no momento do atendimento de recepção, assim o cliente vai chegar após já ter marcado seu horário destinado a realizar um serviço em seu salão e descobre que poderá fazer junto ao seu atendimento outro procedimento com um desconto por exemplo.

Por falar em descontos sabemos que para ofertar descontos é necessário ser feito um estudo financeiro do que poderá ficar mais barato ou se isso é de fato possível, portanto foque em serviços que garantam o retorno do cliente por exemplo tintura, depilação, retoques etc. Porém o Cross-sell nem sempre precisa ser apresentado com desconto você poderá apenas saber fazer de maneira ideal o discurso de venda para seu produto ou serviço.

A importância do discurso de venda um uma empresa é o que muitas vezes garantes mais clientes e lucro, por isso como falamos acima antes de aplicar a estratégia é muito importante que seu time de vendas esteja alinhado com as propostas assim como os atendentes ou até mesmo quem for estar com o cliente durante o processo.

Oferte sempre algo relevante que agregue valor a oferta, não vale ofertar coisas que são muitos diferentes daquilo que o seu cliente está predisposto. Por isso sempre conheça seu cliente tenha registrado o perfil dele, seu negócio atende mais qual público? Homem, mulher, qual a idade, quais as preferências etc.​​​

Quando se trata em de lucrar foque no retorno do seu cliente, e a oferta de Cross-sell irá ajudá-lo bastante nisso. Então vamos focar nos lucros, e trabalhar ainda mais essa ideia e crescer ainda mais.

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