Tudo que você precisa saber sobre emissão de NF-e para salão ou barbearia

Tudo que você precisa saber sobre emissão de NF-e para salão ou barbearia

A lei do Salão-Parceiro foi finalmente regulamentada e com ela veio muitas novidades. Não apenas no campo das relações entre profissionais e salões, mas também no campo tributário. Neste artigo, não iremos falar sobre o que é a lei do Salão-Parceiro, mas sim no que ela implica no mercado da beleza e quais são as vantagens e desvantagens que ela traz ao empreendedor e profissional. Se você quiser saber o que é a lei do Salão-Parceiro, tocamos um pouco neste assunto aqui!

Agora, veja abaixo algumas dúvidas mais comuns que ouvimos ao dar suporte aos nossos clientes:

Um salão ou barbearia precisa mesmo emitir Nota Fiscal?

Sim, isso sempre foi uma obrigação, mas pouco regulamentado e fiscalizado. No entanto, com a nova lei do Salão-Parceiro, isto se tornou praticamente essencial para todo e qualquer salão ou barbearia que queira crescer no mercado.

Mas fique tranquilo, não existe motivo para alarde!

Apesar de ser uma obrigação, isso representa uma vantagem para você e seu negócio, pois através da correta emissão de Notas Fiscais, você pode reduzir os tributos incididos sobre seu negócio, uma vez que é possível discriminar as cotas-parte do salão parceiro e do profissional parceiro em seu documento fiscal. Assim sendo, todos os tributos incidirão apenas sobre a receita real do salão, e não mais sobre a receita total.

Então, já está sabendo hem!

Após fazer um corte ou uma escova de cabelo, tingir a raiz, fazer depilação ou tratar as unhas, todos os seus clientes deverão receber uma nota fiscal, contendo a descrição de todos os serviços prestados e profissionais envolvidos.

O que acontece se eu não emitir Nota Fiscal?

A primeira consequência negativa é que você será obrigado a atuar na informalidade – ou seja, sem reconhecimento e proteção jurídica. Isso, além de prejudicar o desenvolvimento do seu negócio, também atrapalha suas relações com seus profissionais e até mesmo na busca de novos talentos – uma vez que os melhores sempre irão procurar empreendimentos seguros, estáveis e formalmente reconhecidos.

Se isso ainda não é ruim o suficiente para você, saiba que o não cumprimento das normas tributárias poderá acarretar em multas e prejuízos para o seu negócio. Isto é algo sério que pode levar até mesmo o seu empreendimento à falência!

Não sei emitir Nota Fiscal, como posso fazer isso?

Suas notas fiscais deverão conter as receitas dos serviços e todos os produtos utilizados, além de discriminar as cotas-parte do salão parceiro e do profissional parceiro. Se você não sabe como emitir nota fiscal, não se preocupe: existem excelentes opções de softwares no mercado que poderão te auxiliar com isso.

O ONE Beleza, por exemplo, possui módulo de Nota Fiscal perfeitamente adaptado à realidade da lei do Profissional Parceiro. O One emite automaticamente, e de forma transparente, todas as notas de venda de serviços e produtos. Todas essas vantagens são oferecidas à você, sem pesar muito no seu bolso.

Se você quer saber mais sobre isso, nos chame em nosso chat online, ou em nossa página no Facebook!

Além disso, é extremamente importante contar com o auxílio de um contador que possa lhe auxiliar com todas as suas responsabilidades referentes ao fisco.

O Salão Parceiro pode ser MEI?

Não. Com a aprovação das mudanças no Simples Nacional, o salão parceiro não poderá ser Microempreendedor Individual. Esta é uma possibilidade aberta apenas ao profissional parceiro.

Você tem mais alguma dúvida?

No dia 05/03, segunda-feira, às 17h, iremos realizar uma Palestra Online alando um pouco mais sobre emissão de Nota Fiscal e sua relação com a lei do Salão-Parceiro. Se você quer entender melhor o assunto, se inscreva e garanta sua vaga!

Se quiser esclarecer alguma dúvida específica, mande para a gente nos comentários. Tentaremos responder e te auxiliar de todas as maneiras!

Afinal, o One Beleza está aqui exatamente para isso! Tornar sua gestão fácil, simples e organizada!

 

One Beleza & Bem Estar

The author didn't add any Information to his profile yet.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *
WhatsApp chat