Esmalteria: de manicures à empreendedoras

Esmalteria: de manicures à empreendedoras

Há pouco tempo atrás, era relativamente comum você encontrar manicures e pedicures oferecendo seus serviços dentro dos mais variados salões de beleza do mercado. No entanto, os dias passam, o mundo gira e tudo muda de lugar. Com o aumento da demanda por mais serviços de beleza (O Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de consumo de beleza) e pela necessidade crescente por serviços mais especializados, a figura da manicure e pedicure começou a ser encontrada em seu próprio habitat: o famoso salão de manicure ou esmalteria.

O que é o salão de manicure?

Fenômeno relativamente recente, os salões de manicure (ou esmalteria) começaram a surgir com mais força no mesmo período em que o ramo das barbearias explodiu. Como o próprio nome diz, são salões focados em manicure, pedicure e até mesmo nail art. As manicures estão se tornando tão especializadas que estão até mesmo buscando formas para se diferenciarem de sua concorrência – que está cada vez mais acirrada.

Veja aqui três modos criativos para você se diferenciar da concorrência em seu salão

Mas existe demanda para uma esmalteria?

Apesar de parecer mais lógico e mais fácil cuidar do cabelo e das unhas em um mesmo lugar, o salão de manicure chama atenção pelo simples fato de concentrar especialistas em unhas. E a hiperespecialização, no final das contas, parece ser o futuro de todas as carreiras.

Tendo em vista que muitas mulheres têm interesse em fazer as unhas semanalmente, trata-se de um negócio de retorno rápido. Principalmente se a profissional já contava com uma cartela de clientes prévios. Mas não apenas isso: por ser um negócio extremamente específico, é possível expandir sua gama de clientes para homens e adolescentes, uma vez que dá para atender suas demandas e necessidades sem correr o risco de abrir demais o  seu mercado e correr o risco de perder o público-alvo.

Por último, ainda é possível ganhar dinheiro vendendo produtos voltados para o cuidado e trato das unhas. Negócio mais do que certeiro para fazer dinheiro.

Investimento para montar um salão de manicure

Novamente, este é um outro ponto em que o salão de manicure ganha vantagem sobre os salões e barbearias tradicionais. O custo do investimento é muito mais baixo. Basta ter em mente que o principal produto utilizado em esmalterias custa apenas R$3,50 a unidade.

Tendo um kit de manicure em mãos – composto por alicate, lixas de unha, cortador, afastador de cutículas, palito, esmaltes, algodão, acetona, luvas de látex, etc -, já é possível começar o seu próprio negócio.

Inclusive, muitas manicures e pedicures costumam atender à domicílio e evitando gastos com aluguel. Elas formam sua cartela de clientes através do famoso boca-a-boca.

O investimento para montar um salão de manicure ou esmalteria pode girar em torno de R$2 mil à R$30 mil. Tudo depende do que será adquirido (mobílias, produtos, etc).

Quanto ganha uma manicure?

Uma manicure pode ter ganhos médios que variam de R$1600 à R$2500. No entanto, aquelas que se arriscam no empreendedorismo, podem ter ganhos que alcançam os R$5 mil por mês. Esta é uma oferta mais do que tentadora para alguém que quer tomar suas decisões sem precisar de chefe, não é mesmo?

Parcerias com salões de beleza

Fato: as manicures estão se tornando figuras cada vez mais disputadas no mercado. Fora o fato de que existe maior facilidade para que elas abram o seu próprio negócio, há também um número cada vez maior de salões e barbearias brigando para ter os seus serviços. Neste sentido, muitas esmalterias estão fazendo parcerias com salões a fim de aumentarem seus lucros e atraírem mais clientes.

Uma forma bastante comum de parceria é aquela em que se oferece comissão para o salão parceiro. Por exemplo, se a esmalteria cobra R$20, o profissional irá reter R$15 e o salão embolsará R$5. Tenha em mente que estes valores são meramente exemplificativos, apenas para mostrar como pode funcionar uma parceria.

Este tipo de relacionamento é muito benéfico para salões de unha, pois atrai novos clientes que dificilmente seriam alcançados.

Sistema de Gestão para Esmalterias

Salões de unha, como qualquer outro negócio, também necessitam de um sistema de gestão eficiente. Que possa dar conta de agendamentos, estoques e, em alguns casos, até mesmo o pagamento de comissões para colaboradores.

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Você tem dúvidas?

Não hesite em usar a seção de comentários aí embaixo para falar com a gente. Estamos aqui para responder todos os seus questionamentos.

One Beleza & Bem Estar

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