Marketing Digital para Salão de Beleza funciona?

Marketing Digital para Salão de Beleza funciona?

Para você que quer se manter no mercado da beleza, atrair clientes e fidelizar os antigos, é necessário apoiar-se em algumas estratégias. Principalmente se você quer sobreviver em um mercado extremamente competitivo e que inova a cada dia. Muitos salões e barbearias utilizam o marketing digital para tentar alavancar seus resultados, mas será mesmo que o marketing digital para salão de beleza funciona?

Sendo curto e grosso: só é justificável você não usar marketing digital para seu negócio se seus clientes não acessam a internet. Se eles utilizam a web, nem que seja por 10 minutinhos para fazer alguma pesquisa no Google, então sim, você deve investir dinheiro nas mídias online.

O mundo digital é um excelente meio de divulgação do seu negócio, pois além das pessoas ficarem conectadas o tempo todo, sempre que precisam buscar alguma informação ou referências sobre algum lugar ou serviço, é na internet que elas procuram. Ter uma presença digital garante uma melhor comunicação entre seu salão e o publico alvo.

Mas calma lá, não é tão fácil assim…

Não basta apenas criar uma página no Facebook e abrir uma conta no Instagram para começar a atrair milhões de seguidores e novos clientes. Um marketing digital para salão de beleza realmente bem planejado, estruturado e eficiente, usa e abusa da criatividade e técnica.

Não basta apenas falar do seu negócio e esperar que alguém venha até você. É importante que você tenha relevância para seus clientes e construa uma presença online. Quer aprender como fazer isso? Então segue a leitura!

 

Preparando o Marketing Digital para Salão de Beleza

Para começar é fundamental que você conheça e entenda seu público-alvo. Você realmente sabe quem são eles? Somente dessa forma você será capaz de atender as demandas, anseios e desejos de seus possíveis clientes. Saber o que chama a atenção deles, qual a melhor linguagem para se comunicar ou o que eles têm interesse é muito importante para que você consiga definir suas estratégias de marketing.

Além disso, você precisa ter organização e estabelecer metas claras e bem específicas para saber se sua campanha de marketing digital está sendo um sucesso ou não. Ela tem retorno? Ela produz dinheiro? Ter um like nas redes sociais é legal, mas ele está virando dinheiro no seu bolso ou é apenas mais coleção de likes? Se você entender bem onde quer chegar, você perceberá que nem sempre precisará investir dinheiro: dependendo de seus objetivos e de sua pressa, você pode usar e abusar das possibilidades online para alcançar e interagir com seu público, de forma totalmente gratuita.

E por falar em alcançar seu público, o conteúdo que você produz é sua principal ferramenta! É ele que dará relevância e credibilidade ao seu negócio, te posicionando como uma autoridade no mercado. Seu conteúdo deve ser interessante, de fácil reprodução (compartilhável) e deve ser capaz de criar um relacionamento muito mais íntimo entre seu cliente e o salão.

Estratégias de marketing digital para salão de beleza

Existem algumas estratégias bem simples que vão fazer seu negócio explorar melhor as vantagens que o mundo digital tem a oferecer. Segue a leitura:

Use as redes sociais

As redes sociais são muito utilizadas e, devido ao seu formato, possuem capacidade de repercussão e crescimento relativamente rápido e fácil. Crie uma página do Facebook ou Instagram para divulgar as fotos do seu trabalho de maneira que incentive pessoas a comentarem nela: você pode pedir por opiniões, pode perguntar se as pessoas gostariam de determinado corte, pode até mesmo discutir moda e quais são as tendências.

Você também pode usar sua página para divulgar promoções relâmpagos pedindo para pessoas participar compartilharem o post ou interagirem com alguma determinada publicação. Você pode utilizar o Instagram para divulgar seus melhores trabalhos do dia e não se esqueça de marcar o cliente que você atendeu. Muitas pessoas poderão ver e se interessar pelo seu trabalho.

Com a função do stories, você pode criar conteúdo ao vivo. Isso gera maior proximidade com o publico e ajuda a interagir em tempo real.

Aproveite também para dar dicas de produtos e beleza e fazer tutoriais. Isso chama bastante atenção das pessoas, que sempre querem estar atualizadas sobre as novidades.

Tenha um blog

Crie um blog e poste conteúdo relacionado a sua área de atuação e aos interesses específicos de seu público. Não sabe o que criar? Por que não dá uma lida nesses 8 livros que indicamos? Se você souber converter seu trabalho em conteúdo, você será capaz de atrair inúmeras pessoas para as suas redes sociais.

Tenha parceria com influenciadores

Influenciadores digitais costumam ter muitos seguidores e habilidade para lançar tendências. Ao fazerem propaganda do seu negócio, muitas pessoas vão querer ir até o seu salão para experimentar. Na hora de escolher o influenciador ideal procure aquele que deva estar conectado com a imagem que você quer transmitir e que atinja o público da sua região. Não adianta nada fazer uma parceria com um influenciador que só tem seguidores que não estão próximos ao seu salão. Procure pessoas da sua própria cidade.

Essas foram algumas dicas de como utilizar o Marketing digital para salão de beleza. Se você ainda não está satisfeito, veja aqui algumas estratégias que você pode adotar para se diferenciar da concorrência.

Mas e você? Quais estratégias usa para se destacar e estar a frente no mercado?

One Beleza & Bem Estar

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