Marketing para salão e barbearia: o que é e como fazer?

Marketing para salão e barbearia: o que é e como fazer?

Quando falamos em marketing para salão, a primeira coisa que as pessoas pensam é “divulgação”.

Mas, é importante entender que o marketing vai bem além disso.

Ele começa na estruturação do negócio e em todos os aspectos que estão envolvidos nele. Como mostramos abaixo:

  • Cliente: entender quem é o seu cliente, o que ele gosta, o que ele não gosta e como você se relaciona com ele.
  • Produtos e serviços: o que você oferece? Como? Para quem? Como divulga? Como avalia se é bom ou ruim?
  • Preço: quanto você cobra? Porque você cobra esse preço? É o valor que o cliente está disposto a pagar? É o suficiente para cobrir os seus gastos e manter a sua estrutura?
  • Localização: onde você está? Onde o seu perfil de cliente está? É de fácil acesso? Quais são os atrativos?
  • Comunicação/Divulgação: como você se relaciona com o seu cliente? Como você divulga o seu serviço? Quais são os meios que você utiliza para se comunicar com o seu cliente atual e o cliente potencial? Quanto você tem e pode investir em divulgação?
  • Marca: como a sua marca está posicionada no mercado? Como as pessoas enxergam a sua marca? O seu cliente atual está compatível com os seu cliente ideal?

Como fazer marketing para salão e barbearia?

Existem algumas ferramentas no mercado que podem ajudar muito você a entender melhor cada um desses itens.

Afinal, para fazer todo esse mapeamento você precisa ter dados sobre o seu negócio: entender quanto gasta, quanto fatura, como está a taxa de ociosidade das agendas, quanto investe em cada etapa do salão, entre outras informações.

Ter um software ou aplicativo de salão será muito importante para você nesse momento.

Feito esse exercício de reflexão, você poderá, então, tentar entender o que tem de melhor e definir as prioridades para trabalhar.

Esse processo se chama planejamento de marketing e, através dele você conseguirá definir algumas ações para melhorar ainda mais o seu negócio e os seus resultados, como mostram os exemplos abaixo:

  • Melhorar ou ampliar a divulgação;
  • Investir em decoração;
  • Investir mais em infraestrutura e produtos de qualidade;
  • Usar produtos que sejam mais econômicos;
  • Rever o seu quadro de profissionais – avaliando capacitação técnica e qualidade de atendimento;
  • Rever a sua política de preços;
  • Criar atrativos para manter a agenda menos ociosa;
  • Selecionar melhor a clientela ou, ampliá-la caso sua estratégia seja ter maior volume;
  • Entre outras possibilidades.

O que é necessário para iniciar?

O mais importante é que você entenda que o marketing para salão e barbearia é feito com dados, informações, planejamento e estratégia. Assim, permite que você tome decisões mais assertivas na hora de investir o seu dinheiro.

Por isso, ter o controle de tudo o que acontece no seu salão, além de facilitar a organização do dia-a-dia, permite que você possa alavancar o seu negócio e obter resultados cada vez melhores.

Celso Pereira

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