5 perguntas que todo dono de salão deve se fazer sobre suas finanças

5 perguntas que todo dono de salão deve se fazer sobre suas finanças

Se você deseja empreender no segmento de beleza, não basta ter apenas habilidade técnica, você também precisa conhecer um pouco de finanças e administração. Para aqueles que buscam a  melhor forma de realizar uma boa gestão de seu salão de beleza, a leitura deste artigo pode te auxiliar com uma questão que incomoda muitos gestores: as finanças de seu salão ou barbearia.

Para administrar as finanças de um empreendimento no mercado de beleza, mais importante do que ter as respostas é saber quais as perguntas financeiras devem ser feitas, a fim de evitar “ficar no vermelho” ou até mesmo, ver o negócio desmoronar rapidamente. E a questão é: você está se fazendo as perguntas corretas?

Em nossa publicação de hoje, abordarei 5  perguntas cruciais que você deve se fazer sobre as finanças de seu salão de beleza para alcançar o sucesso de seu negócio, confira!

https://media.giphy.com/media/F9sy3vRiZALkY/giphy.gif

Vamos falar agora de dinheiro…

1 – Qual é o Ponto de Equilíbrio para manter meu negócio funcionando?

Saber responder essa pergunta é fundamental para manter um negócio vivo em um mercado tão dinâmico quanto o da beleza. O Ponto de Equilíbrio, também conhecido como Break Even Point, é aquele ponto onde você tem igualdade entre receitas e despesas, ou seja, o que entra é idêntico ao que sai.

É claro que ganhar mais do que você gasta é muito bom, e este deve ser seu objetivo. Mas compreender a partir de qual ponto você começa a ter lucro é fundamental, tanto para te auxiliar a estabelecer preços, quanto para planejar suas finanças. E como bem demonstramos neste artigo dedicado a te ensinar a montar seu salão,  um mal planejamento financeiro pode ser o suficiente para levar seu salão (e todos os seus sonhos) por água abaixo.

A quantidade correta de capital de giro suficiente para manter o fluxo de caixa positivo, pode significar o ponto em que o salão não tenha que pedir novos empréstimos e possa se sustentar por um período longo. Portanto, em qualquer momento é importante saber qual o capital necessário para que o fluxo de caixa seja mantido num patamar aceitável para a manutenção de seu negócio, sem a necessidade de empréstimos ou do uso de dinheiro na reserva.

Finanças do salão

2 – Você tem dinheiro na reserva?

Você está preparado para lidar com emergências e turbulências? E se você se envolver em dívidas trabalhistas? Como vai lidar com a diminuição do fluxo de clientes? E se alguma situação exigir a saída repentina de dinheiro?

Estas perguntas são essenciais se você não quiser que sua empresa caia diante da primeira crise. Por isso, todo mês, você deveria considerar guardar uma parte do seu dinheiro, justamente para se salvar caso algum pequeno imprevisto te force a gastar.

Uma boa dica de muitos investidores é você adquirir o hábito de poupar parte de suas finanças logo no começo do mês, quando você ainda tem dinheiro, ao invés de tentar poupar apenas o que sobra de sua renda – uma vez que nunca sobra.

3 – Você investe na sua empresa?

Por incrível que pareça, apesar de parecer uma questão básica, esse é um dos erros mais comuns dos gestores de salões de beleza e barbearias.

Eu sei, eu sei!

Com tantas coisas para pagar, não é fácil reinvestir o lucro do salão no próprio negócio – ainda mais quando você está ansioso para começar a tirar o seu próprio lucro. No entanto, se você não investir parte do seu capital na sua empresa, ela irá ficar para trás em um mercado extremamente competitivo.

Seja em um software para gestão do salão, estratégias de marketing, capacitação dos profissionais, melhorias do espaço físico, entre outros, a sobrevivência do seu negócio exige que você invista nele. Portanto, tome como regra o seguinte adágio: o dinheiro que o seu negócio fatura deve primeiro ser redirecionado a ele e só em seguida aos proprietários.

rich free money GIF by SpongeBob SquarePants

Não se preocupe – chegará o dia em que você também poderá tomar este banho!

4 – Para onde vai o dinheiro do meu salão?

É FATO!

A maioria dos gestores de salões de beleza não possuem um controle efetivo do seu negócio e não sabem quais são as maiores despesas de seu negócio.

Lembra que dissemos  que você precisa saber o Ponto de Equilíbrio para o seu salão ou barbearia funcionar sem precisar recorrer aos empréstimos?

Exatamente!

Como você pode fazer este controle se você não sabe nem ao menos quais são suas despesas fixas e variáveis? Você pode aumentar o controle de suas finanças utilizando sistemas de gestão de salões de beleza para controle e gerenciamento de dados financeiros e administrativos.

5- Você pode acompanhar seu fluxo de caixa diariamente?

O fluxo de caixa costuma ser um dos principais medidores da saúde de um empreendimento de beleza e também das finanças pessoais. No entanto, quem trabalha em salão ou barbearia, sabe que o dia-a-dia é extremamente corrido, especialmente para aqueles que trabalham sozinhos ou contam com poucos funcionários. É complicado acompanhar o fluxo de caixa diariamente, principalmente quando você tem clientes esperando na fila para serem atendidos.

Porém, conhecer as variações do seu fluxo, saber o saldo disponível e entender o que acontece com o seu dinheiro dia-a-dia, é essencial para manter o seu negócio viável. Se você estiver com muita dificuldade para acompanhar seu fluxo, estabeleça um horário no dia onde você irá sentar e revisar todos os seus gastos e ganhos. É importante que os métodos de gerenciamento do fluxo de caixa sejam sempre revisados e discutidos internamente de modo que novas práticas e metodologias possam ser aplicadas.

Perguntar pode ser mais importante do que ter as respostas corretas!

Normalmente um problema financeiro pode estar ocorrendo porque você não está fazendo as perguntas certas a respeito de sua própria gestão. Desse modo, ao gerenciar as finanças de seu salão de beleza é preciso estar atento a tudo o que ocorre no setor financeiro e, principalmente, às questões fundamentais que podem estar causando o desequilíbrio de seu negócio!

#Dica extra para evitar os erros

Com o avanço da tecnologia tecnologia você pode organizar toda a gestão financeira de seu salão de beleza, de uma maneira fácil, rápida e tranquila. Uma ótima solução é utilizar um programa de gestão para salões de beleza.

Com um sistema de gestão você consegue evitar erros financeiros que possa vir a cometer e otimizar seus processos administrativos e gestão de toda sua equipe de profissionais. Além disso, você pode reduzir custos e até mesmo cortar em até 63%  de impostos sobre seu salão ou barbearia, uma vez que o seu sistema pode te auxiliar a fazer o planejamento tributário e financeiro de seu negócio.

Modernize a sua gestão e evite os erros que podem COMPROMETER a saúde de suas finanças. Pesquise mais sobre os programas para gestão financeira de seu salão e sempre faça as cinco perguntas listadas em nossa publicação de hoje!

E aí, gostou da nossa publicação?

Divida sua experiência conosco e nos diga  através dos dos comentários, como você organiza a vida financeira de seu salão de beleza?

One Beleza & Bem Estar

The author didn't add any Information to his profile yet.

One Comment

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *
WhatsApp chat