Como reduzir os custos de energia elétrica de seu salão ou barbearia através da tarifa branca

Como reduzir os custos de energia elétrica de seu salão ou barbearia através da tarifa branca

O consumo de energia elétrica é um dos maiores vilões de despesa para salões de beleza e barbearias. Secador de cabelo, prancha, máquina de barbear, estufas, aquecimento para lavatórios, entre outros equipamentos que fazem a conta de luz ir para as alturas e podem, até mesmo, comprometer as finanças e os lucros do negócio.

Mas, uma boa notícia agora é que a desde  janeiro de 2018, os clientes passaram a ter a opção de escolher entre modalidades tarifárias, de acordo com as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que variam em virtude do período de maior e menor demanda de consumo.

Uma das opções é a chamada Tarifa Branca. Com ela o cliente tem a possibilidade de pagar valores diferentes, e mais baixos, em função da hora e do dia da semana em que mais consome energia elétrica.

Para um salão de beleza e barbearia a Tarifa Branca pode ser uma ótima oportunidade para reduzir custos.

Entenda como funciona a Tarifa Branca

Para aderir à Tarifa Branca, é necessário priorizar o uso de equipamentos que consomem mais energia elétrica fora do horário de pico – entre 17h00 às 21h00.

Na prática, para se beneficiar com essa modalidade tarifária, você precisaria organizar os agendamentos de seu salão, ou de sua barbearia, priorizando os atendimentos que vão demandar maior consumo de energia (escovas, pranchas, etc)  em horários que não sejam de pico.

A Tarifa Branca vale a pena para o seu salão e barbearia?

Caso consiga migrar o seu maior consumo de energia para Tarifa Branca o salão poderá ter uma redução considerável no custo mensal. E isso pode impactar de forma decisiva no seu negócio.

Mas, antes de fazer a migração você deve analisar como é o seu consumo hoje e avaliar os horários que tem maior demanda de atendimento, inclusive existem softwares de beleza que podem ajudar você com informações sobre controle de agendas, de despesas e outros relatórios gerenciais.

Essa avaliação é importante, porque ao optar pela Tarifa Branca, se você tiver um consumo de energia grande no horário de pico, poderá gerar uma conta ainda mais alta.

Assim, a adesão a essa modalidade tarifária só é compensatória se você realmente não tiver grande demanda de consumo em horários críticos.

O meu salão ou barbearia pode aderir à essa modalidade tarifária?

Só não podem aderir à Tarifa Branca os consumidores de Tarifa Social e de Classe de iluminação pública. Os demais consumidores poderão aderir à essa modalidade tarifária, conforme cronograma da ANEEL:

Em 2018 – novas unidades com média anual de consumo superior a 500kWh/mês;

Em 2019 – consumidores com média anual de consumo superior a 250kWh/mês;

Em 2020 demais unidades consumidoras.

Como eu faço para aderir?

É necessário fazer a solicitação e formalizar junto à unidade distribuidora de seu Estado. O prazo médio é de 30 dias para atendimento da distribuidora.

Para mais informações procure a Distribuidora do seu Estado.

Celso Pereira

The author didn't add any Information to his profile yet.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *