Promoções para salão de beleza: O guia absolutamente completo

Promoções para salão de beleza: O guia absolutamente completo

Nem só de nome vive um salão, por mais que você já tenha uma grande influência no mercado, fazer promoções para salão de beleza é de grande importância para atrair, satisfazer e fidelizar mais clientes. Então continue conosco que vamos te contar tudo que precisa saber sobre o assunto!

Você já percebeu que promoções enchem os olhos de alegria das pessoas? Elas podem envolver a indicação de amigos, participação de um sorteio, um programa de pontos, um valor gasto determinado, entre várias outras formas de se chamar atenção. 

Mas por que essas promoções chamam tanto a atenção? Por que ela envolve 3 fatores básicos: O senso de exclusividade, benefício e engajamento. Juntos eles podem trazer os melhores resultados para o seu salão ou barbearia. 

Acompanhe a leitura que vou te mostrar como esses fatores influenciam seu consumidor e dar dicas de como elaborar, desenvolver e publicar sua campanha para que ela traga o resultado esperado. 

Senso de exclusividade 

Você já recebeu um frete grátis quando comprou um produto na web ou aquele desconto maroto no Uber por utilizá-lo com frequência? Esse é um exemplo claro de como gerar o senso de exclusividade nas pessoas e essa estratégia é utilizada com frequência.

Todo mundo quer fazer parte de um grupo seleto que conquistou algo além do comum e se sente único por isso. Em mundo onde as pessoas são bombardeadas a todo momento por diversas informações de compre aqui, utilizar esse recurso é essencial para se destacar. 

Para exemplificar o que te dissemos, imagine que você está muito afim de comprar um iPhone novo e em determinado momento do dia você recebe um email com o seguinte assunto: Marcos, frete grátis para os 5 primeiros que comprarem o iPhone X, compre agora!

Com toda certeza você iria abrir o email na hora, ir para a loja e realizar a compra, concorda? Esse assunto trouxe 5 aspectos que chamam a atenção: A pessoalidade quando começam a frase com seu nome, o benefício da promoção quando oferecem o frete grátis, a exclusividade e escassez quando dizem que é só para os 5 primeiros e um direcionamento do que fazer quando finalizam a frase com um compre agora. 

Benefício

As pessoas compram algo por necessidade e pelo benefício que aquele produto/serviço vai trazer, porém as promoções nem sempre acontecem em um momento que realmente necessitam do que foi ofertado, por isso você deve deixar os benefícios das suas promoções para salões bem evidente. 

É preciso gerar a necessidade através desse recurso e dar motivos para que a pessoa efetue a compra sem pensar muito. Abaixo falamos mais disso, mas você deve entender quem deseja atingir com essa promoção pois só assim vai conseguir tocar o ponto certo nos títulos, textos e imagens da campanha. 

Engajamento

O ser humano é competitivo por natureza e não é atoa que os jogos fazem tanto sucesso. A infância de muita gente foi marcada pelo jogo Super Mário. O famoso arcade da Nintendo esteve presente uma boa parte da vida das pessoas e passar cada fase gerava uma enorme alegria. 

Assim como nos jogos, na vida real existem alguns programas que te mantém motivado a continuar e ganhar os brindes disponibilizados. Com certeza você já ouviu falar de programas como Dotz ou Netpoints e eles são um clássico exemplo. 

Dessa forma você pode criar promoções contínuas que vão gerar fidelização e satisfação dos clientes, criando uma linha do tempo, e a cada marco do seu cliente ganha algum tipo de benefício. 

Por exemplo, o primeiro desafio é tirar uma foto no salão, postar nas redes sociais e marcar o IG do mesmo, a pessoa ganha uma selagem gratuita, em um segundo momento ela precisa indicar uma amiga e ganha outro serviço gratuito. 

Você pode ir utilizando a metodologia de pontuação, deixar que a pessoa acumule e troque pelo que ela desejar também. Assim ela conhece outros serviços que você oferece e se sente importante por receber isso devido seu mérito. 

Na prática

Ok, agora que você já entende os pilares essenciais para a criação de promoções para salões de beleza, vamos te ensinar na prática como criar a sua e arrasar. Acompanhe abaixo!

O objetivo 

Como tudo nessa vida, você deve ter um objetivo claro para sua promoção, entre os mais comuns se tem a aquisição de novos clientes, o aumento em porcentagem do faturamento no período X, a fidelização de clientes e o aumento no conhecimento de marca.

A partir da definição desse objetivo você vai entender quem você quer atingir para escolher e entender a melhor abordagem, os melhores canais, os tipos de linguagens que devem ser exploradas nas peças publicitárias.

Escolha objetivos claros e que sejam reais de serem batidos, não vá dar uma de louco e querer dobrar o número de clientes do seu salão em dois dias sendo que você não nem tem profissionais suficientes para atender essa demanda. Seja realista e sensato neste momento.  

Escolha os canais

Agora é colocar a mão na massa, como você já entende seu objetivo e para quem você quer falar nas suas promoções para salão de beleza é hora de escolher onde essa campanha será divulgada. 

Onde o público que você quer atingir costuma frequentar ou visitar? Pode ser no ambiente virtual ou físico, entenda onde eles estão. Pode ser um bar próximo da sua barbearia, uma loja de roupas perto do seu salão, nas redes sociais como facebook ou instagram. 

Assim você pode criar sua promoção de salão de beleza no facebook, no instagram, fazer parcerias com lojas/bares próximos para atingir e acertar as pessoas nos momentos certos, com as parcerias certas. 

Se divirta na criação

Esse é um dos melhores momentos de todo processo, pois é onde você explora sua criatividade na criação de textos e imagens de promoção para salão de beleza, mas não se esqueça de se adequar a forma de comunicação de cada estilo. 

Como dito no começo do texto, deixe o benefício da sua oferta em destaque no título e se ela tiver um período determinado para acabar não deixe de dizer isso em algum espaço. A imagem também deve ir de acordo com o contexto de onde você vai publicar, o perfil do seu salão e a recompensa. 

Conclusão 

Fazer promoções para salões de beleza é sempre muito importante, não existe um segredo. Se você seguir os passos acima com certeza vai criar algo super interessante. Não se esqueça também de medir os resultados das suas ações e registrar tudo para ver o que deu certo e o que não deu. 

Apostar nas redes sociais é sempre muito importante e muito interessante, que tal baixar nosso ebook O guia definitivo para salões de beleza e explorar esse universo digital com muito mais conhecimento.

Iuri França

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