Salão legal: como manter o seu salão e barbearia com a documentação regularizada para evitar prejuízos

Salão legal: como manter o seu salão e barbearia com a documentação regularizada para evitar prejuízos

Manter um salão ou barbearia em dia não é apenas conseguir chegar ao fim do mês com as contas no azul. Envolve também manter toda a documentação sempre atualizada, para que o empreendimento não corra riscos legais e fiscais.

Afinal, o salão como qualquer outro empreendimento, deve atender à legislação específica da área de atuação e ter toda a documentação regularizada, tais como os exemplos abaixo:

  • CNPJ,
  • Alvará de funcionamento,
  • AVCB – Auto de Vistoria dos Bombeiros,
  • Registro na Junta Comercial,
  • Inscrição Estadual,
  • Entre outros.

Além disso, o salão ou barbearia precisa estar em dia com os seus impostos, que vão variar de acordo com o regime tributário do seu negócio: MEI, Simples Nacional, Lucro Real, Lucro  Presumido ou EIRELI.

Isso quer dizer que, além de efetuar os pagamentos nas datas corretas, é necessário manter o registro dos documentos pelo prazo adequado, conforme indicado na legislação.

Caso contrário, em um processo de fiscalização, o salão ou barbearia pode ser autuado e sofrer penalidades, incluindo o pagamento de multas.

Gestão de colaboradores – contratos e registros de pagamentos

Caso o salão ou barbearia tenha funcionários contratos pelo regime CLT, ainda precisará ter toda a documentação de contratação, registros de pagamento (recibos de pagamento mensal, férias, 13º salário) e de recolhimento de encargos sociais (INSS, FGTS, entre outros).

No entanto, em muitos salões e barbearias os colabores atuam como autônomos ou MEI – Microempreendedor Individual. Nestes casos, o pagamento é feito mediante a emissão de Nota Fiscal ou Recibo de Pagamento Autônomo. Assim, o salão deverá ter o registro do contrato, o histórico das NFs, das RPAs e os comprovantes de pagamentos.

A falta dessa documentação poderá acarretar em passivos trabalhistas e prejuízos financeiros.

Como manter toda a documentação em dia

Além de ter o suporte de um contador, o salão ou barbearia poderá contar com uma solução tecnológica para auxiliar na gestão de documentação e, até mesmo, no controle e emissão de notas fiscais e RPAs dos colaboradores.

O aplicativo de beleza também permite ter uma gestão completa sobre comissões e pagamentos, o que evita erros na hora do cálculo do pagamento, retrabalhos, dor de cabeça com colaboradores ou prejuízos.

Outras  funcionalidades do aplicativo ainda ajudam na melhor gestão administrativa, financeira e de marketing do salão, fazendo com que o seu negócio possa ser ainda mais  organizado e lucrativo.

Quer saber mais sobre o aplicativo e como ele pode ajudar a manter o seu salão em dia? Converse com os nossos especialistas – CLIQUE AQUI

Celso Pereira

The author didn't add any Information to his profile yet.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *