Como descobrir o público-alvo do seu salão de beleza?

Como descobrir o público-alvo do seu salão de beleza?

Para quem pretende iniciar um negócio, seja de qual for o ramo, definir o seu público-alvo é o ponto crucial para o sucesso, pois somente assim você poderá compreender o seu cliente, oferecendo produtos ou serviços que melhor se adequem às suas necessidades.

Diferente não seria no mercado da beleza. Para quem possui salão de beleza, é preciso conhecer quem é o seu público-alvo a fim de definir qual serviço você vai oferecer. Caso contrário, você poderá ser somente mais um dos vários salões existentes na cidade.

 

Ou seja, descobrir quem é o seu consumidor é o que fará toda a diferença para focar na publicidade certa, destacar-se no seu ramo e, especialmente, atrair público novo e fidelizar clientes antigos.

Quem é o público-alvo e como definir isso?

Quando você se dá conta da necessidade de descobrir seu público-alvo para poder aumentar a visibilidade e renda do seu negócio, é comum não saber por onde começar essa tarefa. Entretanto, o que pode parecer um trabalho árduo, é mais simples do que parece.

O público-alvo é um grupo de pessoas que possui interesses e características em comum (gostos pessoais, idade, gênero, renda, etc.) e o seu trabalho é identifica-las e tornar o seu salão de beleza agradável a essas pessoas, a fim de oferecer produtos e serviços que mais se adequem às suas necessidades.

Superada a problemática acima, para definir quem é o público-alvo do seu Salão, é recomendável começar analisando os seguintes aspectos:

  • Localização do salão de beleza
  • Gênero e idade do consumidor
  • Serviços preferenciais do cliente

 

A localização do ponto é a maior pista para identificar em quais clientes de salão você deve focar, até mesmo para poder entender quanto você pode cobrar pelos serviços prestados. Por exemplo, não adianta oferecer um serviço de R$ 2.000,00 em uma área geográfica de baixa-renda, pois provavelmente você não será acessível.

Definir o gênero e idade do consumidor é o segundo passo para definir o público-alvo. Assim, você poderá adequar os seus serviços atendendo tendências adolescentes, por exemplo, ou focando no atendimento diferenciado para mulheres da terceira idade. Compreender tais aspectos do seu consumidor é primordial para oferecer um serviço mais específico a fim de fidelizar clientes.

Por fim, mas não menos importante, é entender qual a preferência do seu público. São adolescentes que querem cachos definidos? São mulheres que querem cabelo platinado? Desta forma, você pode se especializar para se tornar referência no assunto.

Como montar uma estratégia de comunicação eficiente?

Definido o seu público-alvo, é preciso montar uma estratégia de comunicação a fim de atrair consumidores. Afinal, a concorrência é muito grande para conquistar os clientes de salão e uma boa comunicação pode ser o diferencial.

Sendo assim, é preciso focar nas necessidades do seu grupo de consumidores e demonstrar que o seu salão de beleza é o mais indicado para sanar as necessidades do seu cliente. Lembre-se que você já sabe quem é o seu público-alvo. Desta forma, seu preço, publicidade e comunicação devem ser direcionados a atingi-los.

É importante que você mantenha uma comunicação o mais direta possível com o seu cliente. Atualmente, os consumidores não dão mais tanta importância para propagandas genéricas. É preciso ter um contato direto com eles, “falar a sua língua”, demonstrar especificamente a razão pela qual o serviço do seu salão é o mais indicado para as suas necessidades.

Em suma: a estratégia de comunicação mais eficiente é pensar como o seu público-alvo. Reflita sobre os seus problemas, apresente as soluções que você oferece e divulgue-as. Se o seu salão de beleza é especialista em loiros, foque em divulgar serviços de matização excelentes, por exemplo, sempre com preços acessíveis para o seu público.

Usar as redes sociais ao seu favor pode ser uma forma de manter esse contato e atrair mais clientes. Entretanto, evite falar apenas sobre o seu produto ou serviço. Produza conteúdos com assuntos relacionados, posts interessantes, etc.

Quais os pontos que requerem atenção?

Todavia, alguns pontos também precisam de atenção, pois você pode acabar prejudicando o seu negócio tomando atitudes erradas ou, simplesmente, ficando inerte.

Por exemplo, muito cuidado ao administrar as redes sociais do seu salão. Muitas vezes, as postagens são tão repetitivas e em um período de tempo tão curto que acabam irritando o consumidor. Procure sempre alternar postagens profissionais com outras postagens mais leves e divertidas, a fim de não saturar os seus seguidores.

Além disso, foque em atrair público novo, mas nunca se esqueça de fidelizar clientes antigos. Atualmente, é comum salões oferecem “brindes” em serviços ou produtos após uma determinada quantia de procedimentos contratados, de forma a demonstrar ao cliente que se importam com sua presença.

Por fim, foque sempre em oferecer um atendimento de qualidade e em manter uma equipe com excelente qualidade técnica, pois compreendendo o seu público-alvo você com certeza conseguirá mais pessoas para o seu salão. Entretanto, são estes dois últimos elementos os principais responsáveis pela retenção de cliente que um bom marketing irá conquistar!

One Beleza & Bem Estar

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