Quais serviços oferecer em meu salão de beleza?

Quais serviços oferecer em meu salão de beleza?

Os serviços oferecidos em salões de beleza chamam a atenção do público. Não só no Brasil como no mundo inteiro, cada vez mais são incluídas novas tendências e novas opções de tratamentos faciais, capilares e estéticos nesses estabelecimentos.

Alguns negócios vão ainda mais longe e incluem uma gama de serviços ainda mais diferenciada. Hoje não é tão raro se deparar com acupuntura, shiatsu e outros tratamentos relaxantes para melhorar a experiência da clientela em conjunto dos tratamentos estéticos.

Contudo, é preciso que o empreendedor saiba que nem sempre uma grande quantidade de serviços garante mais lucros, principalmente se levarmos em consideração as estatísticas e até mesmo a demanda local para cada opção disponibilizada.

Inclusive, a existência excessiva de serviços no seu estabelecimento pode dificultar a gestão e complicar ainda mais o lado executivo da sua operação. Isso sem mencionar na dificuldade de conquistar um maior posicionamento da sua marca, entre outras questões fundamentais para seu sucesso.

Entretanto, hoje nós falaremos mais sobre alguns dos principais serviços oferecidos em salões de beleza e algumas das opções menos convencionais. Nós mencionaremos o custo médio para cada uma das opções citadas e daremos algumas dicas quanto a inclusão desses tratamentos no negócio.

Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

As opções convencionais que mais geram lucro

Nessa primeira parte, nós falaremos alguns dos principais serviços “convencionais” que geram mais lucro em um salão de beleza. Note que, o serviço de corte de cabelo e de tintura fazem parte do “padrão” de um salão, e portanto, eles não estarão presentes na nossa lista, tudo bem?

O mesmo vale para o serviço de sobrancelhas, de manicure e de pedicure — essa pequena gama de serviços já deve estar presente no seu estabelecimento, caso você realmente queira ter uma dominância um pouco maior nesse mercado.

Todavia, saiba que a existência desses serviços não são essencialmente uma regra. Fica a seu critério adicionar e observar a viabilidade para cada um dos serviços apresentados aqui no seu empreendimento, variando de acordo com seu plano de negócios e com os objetivos (ou missão) do seu empreendimento.

Abaixo estarão presentes alguns serviços complementares as opções mais básicas que acabamos de citar.

Vamos a nossa lista!

1.Matização para cabelos

A matização é um serviço que auxilia na manutenção da cor dos cabelos que passaram por um processo de tintura. Não só é possível manter o tom do cabelo atual como é possível realizar mudanças para outra tonalidade.

Na matização os fios coloridos são realçados, ganham mais vida e mais brilho. Normalmente, um cabelo que passa por um processo de coloração acaba perdendo suas características iniciais com a ação do tempo, o que quase sempre resulta na necessidade de repetir todo o processo de pintura.

Para as mulheres que desejam mudar levemente a tonalidade do seu cabelo — como no caso daquelas que realizaram luzes e não atingiram a cor desejada —, a matização é a melhor opção.

Ela não agride o cabelo e evita danos graves (como o temido corte químico) ao couro cabeludo.

Vale ressaltar que o serviço de matização não é o mesmo que o serviço de tintura ou coloração! É preciso profissionais qualificados para realizarem esse procedimento, e existem linhas apropriadas para esse tipo de serviço.

A matização quase sempre é uma ótima opção para salões de beleza que possuem alta demanda   no serviço de coloração.

O valor médio do procedimento varia de acordo com a linha do produto utilizada e de acordo com o estado, uma estimativa segura para salões de pequeno porte consiste na aplicação de valores que vão de 30 até 100 reais.

Obviamente, esta é somente uma estimativa, e os valores podem variar significativamente!

2. Design de Sobrancelhas

É muito comum a busca por serviços relacionados a sobrancelha. Entretanto, ainda são relativamente poucos os estabelecimentos que apresentam uma boa gama de opções para essa região do corpo.

Os salões de beleza normalmente pecam pela “especialização” dessa área, e quase sempre apresentam serviços genéricos e com pouco diferencial. Com muita saída, o design de sobrancelhas está se tornando uma verdadeira opção para os negócios de pequeno e médio porte.

Lembrando que esse serviço não se trata somente da realização das sobrancelhas de uma cliente (ou de um cliente, caso seu estabelecimento seja unissex). Aqui, uma profissional habilitada realiza as modificações necessárias para harmonizar o visual da interessada.

Os estilos variam assim como as técnicas, que podem incluir a tonalização com henna, micropigmentação, alisamento dos fios e o “highlight” (que se assemelha as luzes para o cabelo).

Fora as técnicas, o formato das sobrancelhas podem variar de acordo com a vontade da cliente ou da necessidade do look que se está tentando alcançar.

O valor para esse tipo de serviço custa em média 20 a 50 reais em estabelecimentos de pequeno porte.

Mais uma vez, ressaltamos que os valores variam significativamente de cidade para cidade e de salão para salão. O custo e a habilidade dos profissionais do seu salão também implicam nas mudanças do valor.

3. Decoração de Unhas

A decoração de unhas é muito requisitada por mulheres das mais variadas faixas etárias.

É verdade que nem todas se sentem atraída por esse tipo de serviço, mas ressaltamos que nos últimos anos há uma crescente nesse tipo de pedida.

A decoração de unhas pode ser simples com alguns padrões básicos, utilizando somente esmalte, ou pode ser mais rebuscada com a utilização de alguns materiais especializados e com brilho.

As opções são variadas e existem inúmeras maneiras de incluir esse simples serviço no seu estabelecimento. Entretanto, a preocupação deve ser excessiva para se manter dentro das normas da ANVISA e para ter a garantia que todo o serviço é de qualidade.

Profissionais com baixa qualificação e experiência não devem fazer esse procedimento, e o ideal é que somente os melhores materiais sejam utilizados (opções descartáveis são preferíveis).

O bom gosto e a busca pelas melhores alternativas também deve fazer parte da sua decisão, antes da inclusão desse serviço.

A decoração de unhas normalmente é realizada somente na mão. Porém, nada impede que o procedimento também seja realizado nos pés. O valor médio para a decoração costuma ser de 30 a 40 reais, dependendo dos materiais utilizados e da profissional.

4. Maquiagem para Datas Comemorativas

O serviço de maquiagem tem uma altíssima demanda. Aproveitar essa oportunidade para procurar por profissionais mais qualificados e para aproveitar as datas comemorativas é a melhor maneira de aumentar a lucratividade do seu negócio sem ter que realizar grandes mudanças.

Propagandas e campanhas de marketing voltadas para as confraternizações mais variadas durante o ano não só ajudam a aumentar a pedida por esse serviço durante os meses, como ajudam a promover a qualidade do seu salão durante o ano.

Inclusive, há a possibilidade de maior fidelização das clientes do seu estabelecimento, caso um bom serviço seja realizado.

Em média, uma maquiagem chega a custar 100 reais — o que pode garantir uma boa margem de lucro em cima desse serviço. Mais uma vez, ressaltamos que esse valor se trata de uma estimativa e não de um número fixo que deve ser levado à risca.

5. Dia da Noiva

O dia da noiva é um serviço voltado especialmente para as mulheres que estão prestes a se casar. Como é esperado, milhares de mulheres todos os anos se preparam para o grande dia nos seus salões preferidos.

Com essa tendência quase que tradicional, criou-se um pacote de serviços que ajudasse a resolver todas as principais preocupações das mulheres no dia do seu matrimônio. Corte de cabelo, pintura, maquiagem, sobrancelhas, unhas, praticamente tudo faz parte da lista de afazeres da mulher que deseja se sentir perfeita no dia mais importante de sua vida.

Para os salões, isso significa a criação de um pacote especial e com muitos “mimos” para as mulheres que atravessam esse marco em suas vidas. Descontos, brindes e outros incentivos devem fazer parte desse grande dia.

Esse serviço é fantástico e ainda está se tornando uma tendência no mundo da beleza. E como o objetivo é oferecer praticamente tudo do seu salão, o tíquete é alto e a possibilidade de lucro é considerável.

Todavia, não basta somente oferecer seus serviços de maneira habitual: o seu salão deve ser capaz de fornecer toda a atenção e suporte que a noiva merece.

Assim como as outras opções da lista, esse serviço é extremamente fácil de ser implementado no seu negócio. As únicas ressalvas ficam para a agenda e a capacidade do seu salão de fornecer um atendimento completamente personalizado no dia em que sua cliente precisa.

Quanto ao preço médio, não há como definir um valor em especial. A razão para isso é que existem muitas variáveis que tomam conta da definição do preço. Para este caso, é interessante olhar para a concorrência e observar algumas das práticas mais utilizadas.

As opções menos convencionais que podem mudar o rumo do seu negócio

Ter uma boa seleção de serviços é imprescindível, mas saber como conquistar cada cliente com uma experiência fora do comum é o que define um excelente salão de um estabelecimento mediano ou “comum”.

Saber o perfil da sua clientela e entender quais são os maiores problemas que eles encontram no cotidiano é o que pode ajudar você a fornecer as melhores opções pouco convencionais, sem ter que dar um tiro no escuro.

Contudo, entenda que nem todo serviço “da moda” é uma boa alternativa para seu salão: os valores devem ser compatíveis com o que a clientela está disposta a pagar e os resultados (e até mesmo a frequência) devem respeitar os hábitos de consumo dos seus clientes.

Abaixo, nós falaremos sobre algumas alternativas de serviços que podem ser uma boa pedida para seu negócio. Note que a dificuldade de implementação irá variar de acordo com cada salão de beleza!

1.     Spa para os pés

O spa para os pés é uma excelente alternativa para você melhorar a experiência da sua cliente. Causando uma profunda sensação de relaxamento e ajudando na beleza dos pés, certamente essa opção vai bem em conjunto com toda a gama de serviços que mencionamos acima.

Após um dia estressante ou até mesmo para conseguir se safar das longas horas do salão, uma experiência calmante pode causar uma verdadeira transformação no dia e na semana de uma mulher que vive atarefada.

As maiores dificuldades normalmente ficam por conta dos profissionais que você destina para esse serviço. Pessoas qualificadas e que apresentam uma agenda mais flexível normalmente são os melhores destinados para a função.

Lembrando que o Spa para os pés pode conter ou não uma massagem relaxante para melhorar ainda mais a experiência da cliente.

2. Visagismo

O visagismo é a arte de harmonizar o visual, levando em consideração as feições individuais de cada indivíduo. Nesse serviço, o profissional procura definir quais são os melhores cortes de cabelo para criar uma imagem pessoal perfeita para a mulher (ou homem) que está frequentando o salão.

Questões como o formato da cabeça, tamanho dos olhos, entre outros aspectos físicos são avaliados na hora da escolha do novo visual.

Isso significa que as chances de sucesso do seu cliente aumenta, inclusive para aquelas que desejam um corte mais ousado e que costuma chamar mais atenção, o que quase sempre implica em maiores riscos no visual.

Esse serviço pode ser incluído diretamente ou indiretamente com o trabalho de corte “tradicional”. Outras opções do seu estabelecimento também podem aproveitar essa “avaliação” para criar estilos que estão.

Quanto aos valores, fica difícil estipular uma média: ele depende exclusivamente da qualidade do profissional.

3. Cursos diversos

Oferecer cursos pode parecer muito fora do padrão. Contudo, saiba que não há nada melhor para manter a clientela do que o fornecimento de uma boa educação e dicas de beleza. A fidelização é praticamente garantida.

Um curso de automaquiagem, por exemplo, é uma excelente maneira de despertar a curiosidade do seu público. Novas técnicas e conhecimentos podem até mesmo fazer com que parte da suas clientes procurem pelo serviço de maquiagem oferecido no seu salão (caso você forneça essa opção).

As possibilidades são praticamente infinitas e depende exclusivamente da demanda do seu público para que você crie alguma opção relevante. A disponibilização de certificados, brindes e até mesmo a venda de produtos podem ajudar ainda mais na rentabilidade do seu negócio.

A única ressalva fica para a qualidade do material que você está fornecendo: cursos muito básicos ou com pouco aprofundamento normalmente costumam causar o efeito contrário do esperado.

Portanto, procure por profissionais qualificados para esse tipo de trabalho e foque sempre no objetivo final que a clientela procura com suas aulas educacionais.

Com todo esse leque de produtos certamente seu salão estará bem preparado para enfrentar as demandas mais comuns do mercado atual. No entanto, não devemos deixar de frisar mais uma vez que a qualidade é o fator chave para o sucesso em qualquer uma dessas opções citadas.

A gestão deve acompanhar de perto os resultados e as métricas mensais para que cada vez mais as opções sejam personalizadas e adequadas para seu público alvo (principalmente da sua região em especial).

Os profissionais escolhidos também são importantes no rendimento do seu negócio, e no geral, tudo depende da escolha adequada do mix de serviços e dos colaboradores do seu salão de beleza.

Com todas essas informações colocadas em prática, você já pode despontar como um dos principais negócios de beleza da sua região! Não se esqueça de focar no branding, no marketing e no seu posicionamento para resultados cada vez mais expressivos com seu empreendimento!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de comentar logo abaixo o que você acha da nossa lista dos serviços oferecidos em salões de beleza! Conhece algum que não citamos? Informe no seu comentário!

 

 

 

 

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