Antes de tudo você precisa entender que existem vários tipos de conta no Instagram: Conta Pessoal, Conta Comercial e Criadores de Conteúdo. Usuários comuns, empresas e criadores de conteúdo podem aproveitar funções específicas que ajudam a ter um desempenho e uma experiência melhor na rede social.

Conta Pessoal: este tipo de conta é a  porta de entrada para todos que querem usar o Instagram. Durante muito tempo, ela foi a única alternativa para os usuários. Se a ideia é apenas postar boas fotos, mostrar o seu cotidiano, postar stories e receber mensagens por direct, a conta pessoal é uma ótima opção.

Conta Comercial: De todos os tipos de conta do Instagram, essa é a única 100% voltada para empresas. Ela ajuda a usar a rede social de maneira mais profissional e dispõe de ferramentas que as conta pessoal não tem, como:

  • Impulsionamento de publicações;
  • Criação de campanhas de anúncios;
  • Publicação de produtos para venda direta;
  • Painel com informações sobre a conta, como: público, desempenho das publicações etc.

Criadores de Conteúdo: Ao perceber que a grande maioria do público estava migrando para Conta Comercial para ter acesso a mais ferramentas, mesmo não sendo empresas, o Instagram criou uma conta especialmente para criação de conteúdos. Este tipo de conta dispõe:

  • Gerenciamento de informações de perfil;
  • Ferramentas de métricas e crescimento;
  • Gerenciamento otimizado de mensagens;
  • Além de impulsionamento de publicações.

Agora que você já sabe a diferença entre elas, vem a resposta da questão:

Devo criar um perfil novo para divulgar meus produtos e serviços ou posso manter o que eu já tenho?

Depende do seu público. Se você considera seus seguidores potenciais clientes, vale a pena manter. Criar um perfil do zero pode dar muito mais trabalho, uma vez que está cada dia mais difícil “crescer” nas redes sociais de maneira orgânica (sem precisar pagar anúncios).

Se você escolheu esta opção, é preciso tomar alguns cuidados! Certas posturas não são adequadas em um perfil onde se fala de trabalho. Parece meio óbvio, mas é muito comum essa mistura. Mas se a sua rotina tem a ver com o seu trabalho e fortalece a sua profissão, não tem problema nenhum intercalar os dois tipos de conteúdo em um só perfil, tanto profissional, como pessoal.

Mas se você acha que não, que seu produto ou serviço não tem nada a ver com o seu público, a melhor opção é criar um do zero. Mas para isso é preciso ter clareza do que você quer e deseja entregar, constância e conteúdos que converse diretamente com a sua “nova audiência. O conteúdo deve ser interessante para o seu público. Ele quem será o termômetro para suas postagens. É preciso sempre avaliar.

Como migrar uma Conta Pessoal para uma Conta Comercial?

Passo 1. Toque no botão “menu” que fica no canto superior direito.

Passo 2. Acesse configurações

Passo 3. Em seguida, toque em Conta.

Passo 4. Role a tela e escolha a opção Mudar para conta profissional.

Passo 5. Nessa etapa irá aparecer uma tela de “Qual opção melhor descreve você?”. Comece escolhendo a categoria do seu perfil entre Criador de Conteúdo ou Empresa. Vamos seguir na opção Empresa. Após escolher clique em Avançar.

Passo 6. Você vai precisar se logar na sua conta do Facebook. Uma tela com todas as páginas que você possui vai abrir. Escolha a página do Facebook que deseja associar ao Perfil Comercial no Instagram. Caso não tenha uma Página ainda, o Instagram vai te ajudar a criar uma. Neste post eu ensino também a como criar uma Página no Facebook antes de migrar a sua conta.

Passo 7. Nesta etapa você deve inserir os seus dados de contato. Essa informações ficam disponíveis abaixo da sua bio. Após este processo, clique em Concluir.

Passo 8. Pronto! Após concluir essas etapas uma mensagem de confirmação irá aparecer na tela.

se você deseja alcançar o próximo nível no seu negócio é muito importante que a sua empresa tenha uma perfil no Instagram como parte de sua estratégia. Pesquisas apontam que 30% dos usuários compraram um produto que conheceram no Instagram e 80% dos usuários interagem com pelo menos uma marca. Ou seja, a rede social deixou de ser apenas uma vitrine de pessoas felizes e passou a ser uma grande geradora de negócios.


Jéssica Soares é Publicitária, Empreendedora, Pós Graduada em Gestão de Projetos e Pós-Graduanda em Marketing & Negócios Digitais. Hoje ela atua ajudando profissionais da beleza a se consolidarem no mercado e promoverem seus negócios, através da internet, de maneira independente e autônoma em busca do sucesso pessoal e profissional. Acesse jessicasoares.com.br.

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