Tudo que você precisa para montar um salão de beleza

Tudo que você precisa para montar um salão de beleza

Quer aprender como montar um salão de beleza ou barbearia? Pois bem, você está no caminho certo. De acordo com o SEBRAE, “o mercado de Beleza e Estética apresenta elevado crescimento histórico no Brasil”, tendo crescido mesmo em plena crise econômica. Se este é o seu sonho, a hora de tirar do papel é agora!

Apesar de ser o melhor momento para abrir um salão – as oportunidades estão aí e não param de crescer -, a verdade é que  você irá encontrar muita competição. Com certeza você deve ter reparado no surgimento exponencial de novos salões e barbearias. Para se ter uma noção, os dados mais recentes apontam que nos últimos quatro anos o número de salões de beleza quadruplicou, passando de 155 mil em 2012 para 600 mil ainda em 2016!

Estes salões movimentaram sozinhos mais de R$9 bilhões em 2015, e a bolada não parou de crescer desde então. Hora de pegar a sua fatia do bolo, não é mesmo?

Para ajudar você em sua empreitada, decidimos montar este guia para te ensinar como montar um salão de beleza. Apesar de difícil, pode ser mais fácil e simples do que parece.

Preparado? Então, segue o nosso guia oficial de como montar um salão de beleza de sucesso!

Tenha um plano de negócio

Nenhum grande empreendimento se torna grande sem um plano de negócio bem estruturado. Se quer que seu salão seja o novo sucesso empresarial do Brasil, você precisa sentar e planejar.

E se engana quem pensa que isso precisa ser uma tarefa enfadonha, difícil e cansativa. Muito pelo contrário: planejar o futuro do seu negócio pode ser uma das coisas mais divertidas que existem, principalmente se você sabe como fazer.

Na verdade, você provavelmente já deve até mesmo ter feito o seu planejamento, seja mentalmente ou rabiscando em alguma folha de papel. Mas se você quer ter sucesso em seu negócio é essencial que você escreva e tenha um documento oficial que irá te servir como bússola e te ajudar a tomar as melhores decisões estratégicas para o seu negócio.

Duvida do efeito positivo que anotar o seu plano de negócios em um documento bem organizado pode fazer para o seu negócio?

De acordo com o livro Metas – Como conquistar tudo o que você deseja mais rápido do que imaginou, de Brian Tracy, entre os anos de 1979 e 1989, uma pesquisa foi realizada com alunos de Harvard e ela descobriu o seguinte: entre os formandos haviam três tipos de pessoas, o que não tinham absolutamente nenhuma meta para o futuro, os que tinham alguma meta ou outra na cabeça e os que tinham escrito de forma detalhada no papel TODAS as suas metas. Sabe o que foi descoberto cerca de dez anos depois? Aqueles alunos que tinham metas na cabeça, ganhavam o dobro em relação àqueles que não tinham meta alguma. Por sua vez, aqueles que haviam escrito de forma detalhada em um pedaço de papel os seus objetivos, metas e prazos de conclusão, ganhavam cerca de dez vezes mais do que os alunos que tinham apenas seus objetivos na cabeça.

Se você não sabe como montar um plano de negócio, talvez queira utilizar o guia completo de Como Elaborar Um Plano de Negócio disponibilizado pelo SEBRAE.

Controle seu dinheiro

No Brasil, de cada dez empresas, seis fecham antes de completar cinco anos. Empreender em nosso país é muito difícil: o empresário, além de ter que lidar com os custos normais do negócio – que vão desde arrumar um local para atender seus clientes, comprar equipamentos até os gastos normais com funcionários -, também deve atender as exigências feitas por uma burocracia interminável e estar sempre em dia com seus impostos.

Você sabe como emitir nota fiscal do seu salão de beleza? Sabia que é possível reduzir em até 63% os impostos sobre o seu salão? Saiba mais aqui!

Você precisa saber quanto dinheiro você tem disponível, quanto irá investir e qual o mínimo necessário para você poder botar o seu negócio para rodar. Se você precisa de apoio tecnológico para fazer o seu planejamento orçamentário, sugerimos que use o Meu Gestor, um aplicativo totalmente focado em te auxiliar a fazer uma melhor administração financeira.

No entanto, você está aqui para aprender como montar um salão de beleza, certo? Se você busca uma solução em software mais focada na realidade dos cabeleireiros e barbeiros, talvez queira utilizar o programa para salão de beleza One Beleza & Bem Estar. Além dele te ajudar a controlar o seu fluxo de caixa, a calcular comissões e ainda a fazer relatórios em tempo real da entrada e saída do seu dinheiro, o One Beleza ainda te ajuda a reduzir gastos, uma vez que, por ser um sistema inteligente, você não precisará pagar mais pessoas para te auxiliarem a controlar o seu dinheiro.

Encontre um mentor

Se essa é a sua primeira vez tentando montar um salão de beleza, é imprescindível que você encontre alguém que já tenha sucesso como dono de salão ou barbearia. Faça perguntas para ele, descubra quais foram suas maiores dificuldades e evite cometer os mesmos erros que ele cometeu ao longo do caminho.

Além disso, é importante que você faça cursos relacionados ao marketing e a gestão do seu salão de beleza. De tempo em tempo, nós, da One Beleza & Bem Estar, organizamos palestras online para auxiliar pessoas envolvidas no segmento da estética.

O primeiro passo na busca de um mentor você já deu ao vir até este site para aprender a como montar um salão de beleza. Acompanhe nosso blog para sempre ficar atento com nossas novidades!

O blog do Marketing de Salão organizou uma palestra online sensacional para mostrar quais são os 5 erros que você nunca deve cometer na gestão do seu salão de beleza.

E já que estamos falando em palestras online, aqui cabe mais uma indicação sensacional que pode te ajudar a gerir o seu salão de beleza. Clique aqui para assistir nossa palestra sobre como você pode reduzir em até 63% os impostos sobre o seu salão de beleza.

Encontre o melhor ponto

O local onde você abre o seu salão  pode ser o fator que irá determinar o seu sucesso ou fracasso. Do que adianta abrir um estabelecimento em um local que é de difícil acesso ou pouco visitado? Garanta que o seu salão fique em um ponto de boa visibilidade e próximo ao seu público-alvo.

Seja bem detalhista e perfeccionista com o local onde você irá abrir o seu salão. Uma vez que você escolher, será difícil mudar novamente.

Se não sabe onde procurar, pode tentar usar sites como OLX, ou até mesmo grupos no Facebook para encontrar boas oportunidades de aluguel ou venda.

Conheça a área

Não basta estar localizado em uma boa área. Você precisa conhecer o público que a frequenta, quem são eles e o que esperam de um salão de beleza. Pense também em seus concorrentes mais próximos que podem te ameaçar. O que te diferencia deles? Quais são seus pontos fortes? E os fracos? Tudo isso é extremamente importante para que você não seja pego por surpresas negativas.

Abrindo o seu salão

Quem diria que para aprender a como montar um salão de beleza seria necessário pensar em tanta coisa? Terminou de fazer o planejamento de seu salão?  Agora está mais do que na hora de colocar a mão na massa e começar a trabalhar.

Decore o seu salão para os seus clientes

Já diz o velho ditado, “o cliente tem sempre razão”. Mas tentar agradar todos os tipos de pessoas é algo impossível de ser feito. Se você quer ter um salão de sucesso, é importante você pensar no tipo de público que deseja atender.

Quem são eles? Quais são seus hobbies? Qual é a sua faixa etária? Qual o gosto musical? Possuem famílias? Trabalham com o que?

Você quer que seus clientes se identifiquem e se sintam confortáveis com seu salão. Por isso, entender quem eles são irá te ajudar a trabalhar em harmonia com os gostos de seu público. Se você procura atender um público masculino e mais tradicional, tente apelar para uma decoração retrô e cores mais clássicas. No entanto, se o seu objetivo é um público mais jovem, quem sabe tentar usar cores mais vivas?

Em outras palavras, seus clientes é que irão definir a cara do seu salão. Quem são eles?

Guarde dinheiro para o Marketing Digital

Um artigo que pretende ensinar como montar um salão de beleza não poderia deixar de citar o marketing digital. Um erro cometido pela grande maioria dos salões é desprezar o enorme potencial que as redes sociais possuem. A verdade é que não existe ferramenta mais eficaz do que a internet para alavancar seu empreendimento.

Aqui vão algumas dicas para que você possa fazer o melhor plano de marketing para o seu negócio.

  • Crie um website: Você precisa de um bom website. Se você tem dinheiro, contrate um profissional para criar o seu site. No entanto, se você está com o orçamento apertado, não se preocupe: você ainda pode contratar um excelente programador para dar conta do seu projeto. Basta procurar em plataformas como o Workana, onde você pode encontrar inúmeros freelancers dispostos a fazer o seu site pelo melhor preço. Seu site deve ser limpo, atrativo, fácil de navegar e conter todas as informações necessárias a seu respeito. Informe seus clientes sobre o horário de funcionamento, endereço, contato e seu preço.
  • Faça agendamentos online: Não existe maneira mais eficiente de facilitar a vida dos seus clientes do que permitindo que eles possam fazer agendamento em seu salão através do uso de aplicativos. Se você deseja um bom programa de agendamento para salão de beleza, experimente o One Beleza hoje mesmo!
  • Invada as redes sociais: Não despreze o poder que as redes sociais possuem para influenciar o seu público e atrair novos clientes. Hoje em dia você só não investe em mídias sociais se seus clientes não têm internet. Se seu público acessa as redes sociais, mesmo que seja só 15 minutos por dia só para relaxar, você DEVE estar online. Saiba mais sobre o poder que as redes sociais possuem para o seu negócio nesta palestra fantástica promovida pelo Marketing de Salão.

 

Expandindo seu salão de beleza

Agora que você entendeu tudo sobre como montar um salão de beleza, está na hora de começar a expandi-lo.

Contrate uma equipe personalizada

Se está começando agora, talvez você seja a única pessoa trabalhando em seu salão. No entanto, conforme vai crescendo, você sentirá a necessidade de dividir o trabalho e contratar mais pessoas. Por isso, tenha sempre em mente que a personalidade do seu colaborador importa mais do que suas habilidades e conhecimentos.

Isso porque você pode ensinar aos seus funcionários novas técnicas. No entanto, dificilmente eles mudarão a personalidade para se adequarem ao perfil desejado.

Claro que você precisa levar em consideração a experiência dos profissionais antes de contratá-los, mas não esqueça que personalidade importa.

Não deixe o marketing de lado

Quando alguém encontra um bom cabeleireiro ou barbeiro, dificilmente ele irá procurar outro. No entanto, é necessário que você mantenha seu investimento no marketing a fim de incrementar o relacionamento com seus clientes.

Leia mais sobre como você pode fidelizar clientes em seu salão de beleza

Revise seu plano

Quando você começou seu negócio, provavelmente se esqueceu de levar um ou outro ponto em consideração. Isso é perfeitamente natural, certas coisas você irá descobrir apenas na prática. Por isso, não deixe de revisar todos os meses o seu planejamento estratégico levando em consideração seu fluxo de caixa.

Se precisa de ajuda para gerar bons relatórios para controlar o seu orçamento, experimente o software para salão de beleza One Beleza & Bem Estar.

Aprendeu a como montar um salão de beleza?

Agora que você aprendeu como montar um salão de beleza mande suas dúvidas nos comentários. Estamos disponíveis para te auxiliar da melhor maneira possível.

Vinícius Miranda

Vinícius Miranda era estudante de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, mas decidiu trocar de rumo para seguir o seu verdadeiro sonho: se tornar o maior especialista em Marketing 4.0 do mundo. Ele é o Assistente de Marketing da MMtools e escreve artigos para o blog, enriquecendo o site com o melhor conteúdo para o segmento de estética e beleza.

Deixe um comentário

Não se preocupe. Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados. *